Rank Math: Tutorial do Melhor Plugin de SEO Para Wordpress

Rank Math: Tutorial do Melhor Plugin de SEO Para WordPress

Bye bye, Yoast SEO; Welcome, Rank Math!

Que os plugins do WordPress são ótimos isso ninguém discute. Mas existem algumas coisas que cansam e até irritam. É o caso das notificações, que você nunca consegue desativar. Por exemplo, quando escolheu um plugin para determinada tarefa, mas um similar insiste em lembrar que faz o mesmo. Outra coisa que irrita bastante são as atualizações constantes, quase diárias. Num intervalo curto de tempo passam do 1.0.1 para 1.0.2 e depois para 1.0.3 e por aí vai! É comum atualizar um plugin e quando entra no seu painel novamente, alguns dias depois, uma nova atualização já estar disponível. Inclusive, muitos desenvolvedores desabilitam as notificações e a possibilidade de realizar novas atualizações, para evitar dores de cabeça.

E essas questões irritantes são algumas das características do Yoast SEO! Depois de anos utilizando (já adquirindo certa experiência), você simplesmente percebe que só configura o plugin uma vez e pronto! Daí as irritações com as notificações/atualizações constantes, pois o plugin não vai apresentar nenhuma novidade real ou que faça você pensar em mudar a sua estratégia de SEO. E muito menos vai fazer com que seu site automaticamente ranqueie melhor ou coisa assim. E foi justamente deste cenário que acabei procurando e encontrando um plugin que oferece muito, mas muito mais mesmo em termos de SEO: Rank Math!

Rank Math: Tutorial do Melhor Plugin de SEO Para WordPress

Benefícios do Rank Math

Talvez o grande benefício do Rank Math é contar com funcionalidades premium ou de plugins pagos na sua versão gratuita. Ao acessar o painel do plugin já é surpreendido com diversas funcionalidades interessantes para o seu trabalho de SEO. Além de funções básicas como editor de snippets e controle de meta tags, o Rank Math conta com funções mais avançadas como compatibilidade com páginas AMP (Accelerated Mobile Pages) e integração com Woocommerce.

Rich Snippets

Quem é webmaster entende bem o que significa receber notificação do Google Search Console por problemas de formatação em rich snippets. Especialmente quando o erro afeta dezenas (ou até centenas) de urls de uma vez. Este é o tipo de problema que nem sempre vai ser simples corrigir, pois pode envolver o layout de suas páginas (por exemplo); mas acontece que esta é uma funcionalidade nativa do Rank Math! Então tem a opção de simplesmente preencher as informações e deixar que o plugin faça o serviço para você.

Rank Math SEO x Yoast SEO

Confira a lista abaixo com os módulos do Rank Math e compare em relação ao Yoast SEO.

  • 404 Monitor: gerenciamento de links não encontrados.
  • AMP: amplie o poder de suas páginas para dispositivos móveis.
  • Link Counter: gerenciamento de links internos e externos em seus posts.
  • Local SEO: ótimo para otimização de negócios locais.
  • Redirections: faça o controle dos redirecionamentos de suas páginas.
  • Rich Snippets: adicione as características de formatação adequadas aos seus conteúdos (produtos, artigos, receitas, entre outros).
  • Role Manager: gerencie as informações mais importantes de seu WordPress.
  • Search Console: integre com a ferramenta do Google para Webmasters.
  • SEO Analysis: confira qual a pontuação de seu conteúdo de acordo com a avaliação do plugin.
  • Sitemap: deixe o Rank Math gerenciar o sitemap com suas urls.
  • WooCommerce: se possui um comércio eletrônico ative esta funcionalidade.

Obviamente que algumas funcionalidades e integrações não são novidades, mas percebe-se que o plugin está bem evoluído em termos de funções, indo além das básicas ou esperadas deste tipo de plugin.

Como Instalar o Rank Math SEO

No diretório do WordPress busque e ative o plugin.

Rank Math Diretório WordPress

A instalação do Rank Math pode ser considerada outro benefício. Depois de instalado e ativado, o plugin apresenta o seu Wizard que vai verificar as configurações de outros plugins de SEO, mesmo que os mesmos já estejam desativados! Assim, desative o plugin de SEO que estiver utilizando, instale o Rank Math e prossiga com as opções que forem melhores para você conforme o passo a passo abaixo.

Depois de ativar o plugin, você será direcionado para fazer a criação de uma conta no Rank Math. Se não quiser criar neste momento basta clicar em Skip Now e prosseguir.

Rank Math Connect Account

Com a informação de que seu site é compatível inicie o Wizard de instalação.

Rank Math Start Wizard

O Rank Math verifica se existe algum histórico de outro de plugin e oferece a possibilidade de importar os dados. Clique em Start Import.

Rank Math Import SEO Settings

Com a importação concluída clique em Continue.

Rank Math Complete Import

Daí, nas funcionalidades apresentadas, configure da maneira que achar melhor.

Depois de instalar e fazer a importação das informações, você vai poder conferir que as suas configurações básicas como descrições, estrutura de urls, meta tags, entre outras, foram mantidas. Então depois basta acessar o dashboard e ir ativando e configurando as funcionalidades que forem interessantes para a estratégia de SEO do seu site.

Rank Math Site Ready

Só uma dica: deixe para configurar o rich snippets manualmente, em cada post ou página, a não ser que todo o seu conteúdo por padrão utilize formatações.

Concluindo a Avaliação do Rank Math

Claro que o plugin por si só não irá fazer milagres e deixar o webmaster livre de qualquer problema em relação ao Google ou outras ferramentas de busca. Não é por aí. Mas fica bem claro inicialmente que o Rank Math realmente tem características interessantes e que realmente vão ajudar o gestor do blog no dia a dia. Vale a pena testar e conferir; nem que seja para deixar o Yoast (ou plugin de sua preferência) desativado; principalmente porque as configurações são mantidas, então qualquer coisa basta reativar o plugin anterior.

E para concluir tenha certeza que se os seus rankings caírem depois da instalação do plugin o mais provável é que seu problema esteja relacionado a qualquer coisa como conteúdo ou questões técnicas do que por conta do Rank Math em si!

É isso aí! Continue no Social Ninja para outros conteúdos sobre otimização de blogs, além de dicas sobre Marketing Digital. Ah, deixe seu comentário e participe das publicações do blog.

Talvez Você Goste

2 Comments

  1. Show!
    Rodei SEO Analysis, acho que eu enho muito a melhorar, mas o que mais me chamou a atenção foi:
    There are 25 Páginas with no focus keyword set.
    Estas 25 páginas na realidade são paginas de contato, termos, politicas, enfim, não tem importancia. Meu foco realmente são nos produtos.
    Tem alguma forma de eu “dizer” ao rank math não levar estas paginas em consideração ?

    1. Não tem como. De qualquer forma, 25 páginas é um número considerável. De repente vale a pena tirar um tempo e configurar; já que não são importantes só vai fazer isso uma vez mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *