Rank Math: Tutorial do Melhor Plugin de SEO Para Wordpress

Rank Math: Tutorial do Melhor Plugin de SEO Para WordPress

Bye bye, Yoast SEO; Welcome, Rank Math!

Que os plugins do WordPress são ótimos isso ninguém discute. Mas existem algumas coisas que cansam e até irritam. É o caso das notificações, que você nunca consegue desativar. Por exemplo, quando escolheu um plugin para determinada tarefa, mas um similar insiste em lembrar que faz o mesmo. Outra coisa que irrita bastante são as atualizações constantes, quase diárias. Num intervalo curto de tempo passam do 1.0.1 para 1.0.2 e depois para 1.0.3 e por aí vai! É comum atualizar um plugin e quando entra no seu painel novamente, alguns dias depois, uma nova atualização já estar disponível. Inclusive, muitos desenvolvedores desabilitam as notificações e a possibilidade de realizar novas atualizações, para evitar dores de cabeça.

E essas questões irritantes são algumas das características do Yoast SEO! Depois de anos utilizando (já adquirindo certa experiência), você simplesmente percebe que só configura o plugin uma vez e pronto! Daí as irritações com as notificações/atualizações constantes, pois o plugin não vai apresentar nenhuma novidade real ou que faça você pensar em mudar a sua estratégia de SEO. E muito menos vai fazer com que seu site automaticamente ranqueie melhor ou coisa assim. E foi justamente deste cenário que acabei procurando e encontrando um plugin que oferece muito, mas muito mais mesmo em termos de SEO: Rank Math!

Rank Math: Tutorial do Melhor Plugin de SEO Para WordPress

Benefícios do Rank Math

Talvez o grande benefício do Rank Math é contar com funcionalidades premium ou de plugins pagos na sua versão gratuita. Ao acessar o painel do plugin já é surpreendido com diversas funcionalidades interessantes para o seu trabalho de SEO. Além de funções básicas como editor de snippets e controle de meta tags, o Rank Math conta com funções mais avançadas como compatibilidade com páginas AMP (Accelerated Mobile Pages) e integração com Woocommerce.

Rich Snippets

Quem é webmaster entende bem o que significa receber notificação do Google Search Console por problemas de formatação em rich snippets. Especialmente quando o erro afeta dezenas (ou até centenas) de urls de uma vez. Este é o tipo de problema que nem sempre vai ser simples corrigir, pois pode envolver o layout de suas páginas (por exemplo); mas acontece que esta é uma funcionalidade nativa do Rank Math! Então tem a opção de simplesmente preencher as informações e deixar que o plugin faça o serviço para você.

Rank Math SEO x Yoast SEO

Confira a lista abaixo com os módulos do Rank Math e compare em relação ao Yoast SEO.

  • 404 Monitor: gerenciamento de links não encontrados.
  • AMP: amplie o poder de suas páginas para dispositivos móveis.
  • Link Counter: gerenciamento de links internos e externos em seus posts.
  • Local SEO: ótimo para otimização de negócios locais.
  • Redirections: faça o controle dos redirecionamentos de suas páginas.
  • Rich Snippets: adicione as características de formatação adequadas aos seus conteúdos (produtos, artigos, receitas, entre outros).
  • Role Manager: gerencie as informações mais importantes de seu WordPress.
  • Search Console: integre com a ferramenta do Google para Webmasters.
  • SEO Analysis: confira qual a pontuação de seu conteúdo de acordo com a avaliação do plugin.
  • Sitemap: deixe o Rank Math gerenciar o sitemap com suas urls.
  • WooCommerce: se possui um comércio eletrônico ative esta funcionalidade.

Obviamente que algumas funcionalidades e integrações não são novidades, mas percebe-se que o plugin está bem evoluído em termos de funções, indo além das básicas ou esperadas deste tipo de plugin.

Como Instalar o Rank Math SEO

No diretório do WordPress busque e ative o plugin.

Rank Math Diretório WordPress

A instalação do Rank Math pode ser considerada outro benefício. Depois de instalado e ativado, o plugin apresenta o seu Wizard que vai verificar as configurações de outros plugins de SEO, mesmo que os mesmos já estejam desativados! Assim, desative o plugin de SEO que estiver utilizando, instale o Rank Math e prossiga com as opções que forem melhores para você conforme o passo a passo abaixo.

Depois de ativar o plugin, você será direcionado para fazer a criação de uma conta no Rank Math. Se não quiser criar neste momento basta clicar em Skip Now e prosseguir.

Rank Math Connect Account

Com a informação de que seu site é compatível inicie o Wizard de instalação.

Rank Math Start Wizard

O Rank Math verifica se existe algum histórico de outro de plugin e oferece a possibilidade de importar os dados. Clique em Start Import.

Rank Math Import SEO Settings

Com a importação concluída clique em Continue.

Rank Math Complete Import

Daí, nas funcionalidades apresentadas, configure da maneira que achar melhor.

Depois de instalar e fazer a importação das informações, você vai poder conferir que as suas configurações básicas como descrições, estrutura de urls, meta tags, entre outras, foram mantidas. Então depois basta acessar o dashboard e ir ativando e configurando as funcionalidades que forem interessantes para a estratégia de SEO do seu site.

Rank Math Site Ready

Só uma dica: deixe para configurar o rich snippets manualmente, em cada post ou página, a não ser que todo o seu conteúdo por padrão utilize formatações.

Concluindo a Avaliação do Rank Math

Claro que o plugin por si só não irá fazer milagres e deixar o webmaster livre de qualquer problema em relação ao Google ou outras ferramentas de busca. Não é por aí. Mas fica bem claro inicialmente que o Rank Math realmente tem características interessantes e que realmente vão ajudar o gestor do blog no dia a dia. Vale a pena testar e conferir; nem que seja para deixar o Yoast (ou plugin de sua preferência) desativado; principalmente porque as configurações são mantidas, então qualquer coisa basta reativar o plugin anterior.

E para concluir tenha certeza que se os seus rankings caírem depois da instalação do plugin o mais provável é que seu problema esteja relacionado a qualquer coisa como conteúdo ou questões técnicas do que por conta do Rank Math em si!

É isso aí! Continue no Social Ninja para outros conteúdos sobre otimização de blogs, além de dicas sobre Marketing Digital. Ah, deixe seu comentário e participe das publicações do blog.

Avaliação: 5.0/5. De 1 avaliação.
Aguarde...

Talvez Você Goste

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *