Tutorial: WP Fastest Cache + Cloudflare. Configure e Aumente a Velocidade de Seu Site!

Tutorial: WP Fastest Cache + Cloudflare. Configure e Aumente a Velocidade de Seu Site!

Neste tutorial você vai aprender passo a passo como configurar o WP Fastest Cache com o Cloudflare e melhorar o desempenho de seu site em WordPress. Tudo de maneira bem simples e prática. Se estiver insatisfeito com o tempo de carregamento de suas páginas, principalmente em dispositivos móveis, confira como aumentar a velocidade de seu site!

Mobile

Não é de hoje que os acessos através de dispositivos móveis são bem superiores em relação aos acessos via desktop. E cada vez mais o Google vem advertindo e penalizando aqueles blogueiros que não providenciam uma boa experiência em versão mobile, fazendo com que percam muitas posições e consequentemente tráfego. Se percebeu um declínio no seu número de visitas o motivo pode ser justamente o de não ter um site completamente mobile friendly. Pois é, mesmo que consiga navegar em seu site através de seu smartphone é importante que faça um teste na ferramenta do Google: PageSpeed para conferir o seu desempenho.

Depois que fizer o teste, salve as informações para comparar com os resultados após terminar de configurar o WP Fastest Cache + Cloudflare, já com o site otimizado.

Tutorial: WP Fastest Cache + Cloudflare. Configure e Aumente a Velocidade de Seu Site!

WP Fastest Cache

O WP Fastest Cache vem se destacando não só pela praticidade e facilidade de configuração, mas por entregar um ótimo serviço de maneira simples. Enquanto alguns plugins de cache não comprimem corretamente, comprimindo as vezes até demais e prejudicando o carregamento da página, o WP Fastest Cache parece ser mais eficiente, fazendo o necessário apenas.

Todo blog WordPress precisa de um serviço de cache, e o WP Fastest Cache atende muito bem, mesmo na sua versão gratuita.

Cloudflare

Cloudflare é um serviço de CDN (Content Delivery Network), que tem por objetivo entregar aos usuários o conteúdo de seu site, porém de maneira mais rápida, evitando requisições e outros detalhes que demandam banda e podem deixar o mesmo lento. Podemos dizer que ele faz uma cópia de seu servidor (host) para entregar o seu conteúdo com maior eficiência.

Ele é importante especialmente para evitar carregamentos desnecessários, como de CSS e JavaScript, que podem ser tornar verdadeiros vilões quando o assunto for o carregamento de seu site.

Começando os Testes

Para comparar os resultados faça um teste de velocidade na GTmetrix, ferramenta bem completa para avaliar o desempenho de um site.

Configurando o WP Fastest Cache + Cloudflare

Caso ainda não tenha, crie uma conta no Cloudflare; validando e verificando seu endereço de e-mail. Se já estiver Ok faça login normalmente, e siga os passos seguintes.

Cloudflare Create Account

Clique em Add Site e informe o domínio que deseja configurar.

Cloudflare Add Site

O Cloudflare fará uma pesquisa sobre as informações de seu domínio. Clique em Next.

Cloudflare DNS

Selecione o plano (free).

Cloudflare Free Plano

Será listado todos as informações dos servidores do seu domínio atualmente; clique em Continue.

A tela Change your Nameservers será apresentada com os novos DNS que você deve utilizar para fazer a implementação.

Cloudflare Change Nameservers

Vá até o painel da ferramenta ou serviço (como o registro.br) que utiliza para gerenciar seus servidores de DNS e faça a alteração.

No Cloudflare, clique em Continue.

Será apresentado uma tela com a informação de que pode levar até 24 horas para a alteração ser realizada, mas costuma acontecer em poucos minutos, sendo que você receberá um e-mail confirmando as modificações.

Depois que estiver Ok, acesse as configurações de seu perfil no Cloudflare.

Vá até API Keys e visualize (clique em view) sua API Global (Global API Key), copie.

Cloudflare Api Keys

Volte no WordPress, acesse o WP Fastest Cache e selecione CDN.

WP Fastest Cache CDN

Clique no ícone do Cloudflare, para abrir a tela CDN Settings.

Informe seu e-mail e API do Cloudflare e prossiga (Next).

 WP Fastest Cache API Keys

O próprio WP Fastest Cache vai desabilitar todas as opções, então só confirme (Next) até o final.

WP Fastest Cache Auto Minify

Com a integração confirmada, clique em Close.

WP Fastest Cache Integration Ready

Depois de finalizar a configuração no WordPress volte ao Cloudflare.

Selecione a opção Speed. Marque as 3 opções de Auto Minify.

Cloudflare Speed Minify

Ative a opção Rocket Loader.

Cloudflare Rocket Loader

Depois no menu selecione a opção Caching. Clique em Purge Everything (aparecerá uma mensagem de lentidão temporária, Ok!). Pronto!

Cloudflare Purge Caching

Existem uma série de configurações do Cloudflare, que não vamos aprofundar aqui, mas vale a pena procurar mais informações para ir além do que foi explicado neste tutorial.

Agora é necessário aguardar um pouco até que tudo seja propagado e comece a funcionar conforme o previsto. Inclusive, antes de fazer um novo teste de desempenho, especialmente no PageSpeed, espere pelo menos umas 4 horas para que dê tempo de ocorrer a migração para o Cloudflare.

Para concluir é bom lembrar que o WP Fastest Cache e Cloudflare são somente uma parte das configurações necessárias para que seu site melhore a velocidade de carregamento. Nos testes vai conferir todos os detalhes, mas se os resultados não forem os esperados confira o que está faltando e providencie para continuar melhorando a performance.

A última dica é uma das diretrizes do marketing digital: faça testes! Crie a filosofia e siga testando tudo que estiver relacionado com o desempenho de seu site, e consequentemente com as suas campanhas!

Temas WordPress

Em nossa lista de dicas para escolher um tema WordPress obviamente que indicamos e alertamos para o tempo de carregamento. Mas uma dica de não foi citada e que pode ser interessante para realizar testes de desempenho é criar um ambiente exclusivo para testes.

Se a questão do desempenho for importante para você, vale a pena criar um subdomínio ou algo parecido para fazer uma instalação padrão do WordPress. Desta forma consegue simular seu site em produção e antecipar o que será necessário implementar para obter um ótimo desempenho.

Search Console

É fundamental para qualquer blogueiro a utilização do Search Console do Google, pois a ferramenta apresenta, entre outras coisas, o desempenho do site em termos de otimização para dispositivos móveis. Então pode acompanhar se está conseguindo entregar (ou não) uma boa experiência para seus usuários. Além disso, é legal navegar pelas opções da ferramenta e conferir as informações, pois podem lhe ajudar bastante.

É isso. Se gostou do tutorial deixe um comentário citando a sua experiência, especialmente com otimização de sites. Continue no Social Ninja para outras dicas e informações sobre marketing digital.

Tutorial: WP Fastest Cache + Cloudflare. Configure e Aumente a Velocidade de Seu Site!
5 (100%) 1 voto[s]

Talvez Você Goste

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *