
São tantos os fatores de SEO que poderíamos escrever um longo conteúdo somente sobre otimização de imagens para o Google. Mas a intenção é apenas listar as principais boas práticas, para que este texto fique mais amigável.
É importante lembrar de que só a otimização das imagens não será suficiente para ter sucesso. No final o que realmente importa é a qualidade de seu planejamento de SEO e a execução de suas estratégias.
Então vamos conferir como otimizar imagens para o Google e algumas dicas úteis para aumentar o tráfego para o seu site ou blog.
Nome e URL da Imagem
Suas imagens devem ser nomeadas de maneira amigável, descrevendo exatamente do que se trata o conteúdo. Pense nas urls de suas páginas ou posts (nome-do-conteudo) e siga o mesmo raciocínio.
Fica apenas a dica para não utilizar nomes muito extensos. Aliás, esta regra vale para as urls de suas páginas e posts também.
Texto Alternativo
O nome alternativo conta pontos positivos inclusive para a usabilidade. De qualquer forma, não deixa de ser mais uma maneira de contextualizar suas imagens para o Google. E o mesmo vale para as legendas, sendo uma das maneiras de harmonizar e melhorar a leitura de textos muito longos é incluir imagens explicativas legendadas.
Tamanho do Arquivo
O tamanho dos arquivos de imagens é algo fundamental por estar diretamente ligado ao tempo de carregamento do site. Assim, antes de publicar deve realizar a otimização de suas imagens.
Outro ponto importante para o tamanho do arquivo é saber escolher o formato ideal para suas postagens. Seja como for, não faltam ferramentas para tratamentos de imagens, com opções inclusive gratuitas.
É legal informar que este é um critério importante para a escolha do tema para o seu blog ou site, já que alguns temas do WordPress apenas redimensionam as imagens, ao invés de utilizar no tamanho determinado para o layout, o que impacta negativamente.
Sitemap de Imagens
Na prática não tem como ter um controle total de quais imagens devem ou não ser indexadas pelo Google, mas pode utilizar sitemaps de imagens com a intenção de pelo organizar os seus arquivos.
O principal do sitemap de imagens é você pensar no quanto o impacto visual fará diferença para seu projeto. Se desenvolve um trabalho que é muito dependente do visual e inclusive investe bastante na produção de imagens, é fundamental configurar o seu sitemap de imagens.
Engajamento e Compartilhamentos
Sabemos que os fatores sociais também são importantes para o ranqueamento de um site, não é mesmo?
Numa busca no Google o mais provável é que as imagens melhores posicionadas possuem maior relevância. E para determinar isso o algoritmo da ferramenta de busca analisa, entre outros fatores, o nível de engajamento, que está ligado ao número de compartilhamentos entre perfis sociais. Então deve incentivar e facilitar o compartilhamento de suas imagens nas redes sociais.
Para completar este pequeno guia de como otimizar imagens para o Google, tente ser criativo original, criando todas as suas imagens, pois aumenta as suas chances de sucesso.
Gostou deste pequeno guia para otimizar imagens para o Google? Se quiser, deixe um comentário e compartilhe com outros leitores do Blog da Social Ninja, Agência de Lançamentos Digitais.