Otimizando Imagens Para o Google

Otimizando Imagens Para o Google

São tantos fatores de SEO que poderíamos escrever um longo conteúdo somente sobre otimização de imagens para o Google. Mas a intenção é apenas listar as principais boas práticas, para que este texto fique mais amigável.

É importante lembrar de que só a otimização das imagens não será suficiente para ter sucesso. No final o que realmente importa é a qualidade de seu planejamento de SEO e a execução de suas estratégias.

Otimizando Imagens Para o Google

Nome e URL da Imagem

Suas imagens devem ser nomeadas de maneira amigável, descrevendo exatamente do que se trata o conteúdo. Pense nas urls de suas páginas ou posts (nome-do-conteudo) e siga o mesmo raciocínio.

Fica apenas a dica para não utilizar nomes muito extensos. Aliás, esta regra vale para as páginas e posts também.

Texto Alternativo

O nome alternativo conta pontos positivos inclusive para a usabilidade. De qualquer forma, não deixa de ser mais uma maneira de contextualizar suas imagens para o Google.

O mesmo vale para legendas. Uma das maneiras de harmonizar e melhor a leitura de textos muito longos é incluir imagens explicativas legendadas.

Tamanho do Arquivo

O tamanho dos arquivos de imagens é algo fundamental por estar diretamente ligado ao tempo de carregamento do site. Assim, antes de publicar deve realizar a otimização de suas imagens.

Outro ponto importante para o tamanho do arquivo é saber escolher o formato ideal para suas postagens. Seja como for, não faltam ferramentas para tratamentos de imagens, com opções inclusive gratuitas.

É legal informar que este é um critério importante para a escolha do tema para o seu blog ou site. Alguns temas do WordPress apenas redimensionam as imagens, ao invés de utilizar no tamanho determinado para o layout.

Sitemap de Imagens

O mais normal de acontecer é o Google indexar suas imagens automaticamente. Mas não custa nada organizar suas imagens em sitemaps. Não é garantido, mas pelo terá um controle maior sobre o que será e o que não indexado.

O principal do sitemap de imagens é você pensar no quanto o impacto visual fará diferença para seu projeto. Se desenvolve um trabalho que é muito dependente do visual e inclusive investe bastante na produção de imagens, é fundamental configurar o seu sitemap de imagens!

Engajamento e Compartilhamentos

Sabemos que os fatores sociais também são importantes para o ranqueamento de um site, não é mesmo? Então deve incentivar e facilitar o compartilhamento de suas imagens, o que significará um maior engajamento.

Quando faz uma busca no Google o mais provável é que as imagens melhores posicionadas possuem maior relevância. E para determinar isso o algoritmo da ferramenta de busca conta, entre outras coisas, o nível de engajamento, que está ligado ao número de compartilhamentos.

Para completar este pequeno guia de como otimizar imagens para o Google, tente ser criativo original, criando todas as suas imagens. E nada de sair copiando imagens da web e utilizando fotos que você não possui os direitos de publicação!

Talvez goste...

Deixe um Comentário

Name

Website

Comentário