Social Media Optimization (Social Media + SEO)

Social Media Optimization (Social Media + SEO)

Social Media Optimization (sigla SMO) é a união de Social Media e SEO (Search Engine Optimization). Esta união é conhecida por Otimização Para Mídias Sociais. Consiste em práticas de Social Media que podem impactar e principalmente trazer benefícios em termos de SEO.

Mas o profissional de mídias sociais não precisa se preocupar, pois não é necessário programar ou lidar com códigos e otimização de sites. O principal é apenas entender como suas ações também são importantes e estão relacionadas com outras áreas (neste caso o SEO).

Importância das Mídias Sociais

Veja o que pode ser impulsionado com ações de mídias sociais:

Melhorar Seu Posicionamento nas Buscas

Sites e blogs com um maior engajamento do público (curtindo, comentando ou compartilhando) tendem a obter melhores rankings nos resultados de busca. Assim, deve-se facilitar essas tarefas, com plugins e botões de compartilhamento, além de incentivar a participação dos visitantes.

Social Media Optimization (Social Media + SEO)

Aumento de Sua Autoridade

Teoricamente, quem tem mais seguidores possui uma maior autoridade. O trabalho do social media deve ser exatamente de conseguir e engajar cada vez mais seguidores. Porém, sempre deve procurar formas de conseguir seguidores e conexões de qualidade, para realmente ter um impacto positivo.

Atualizações São Indexadas Pelo Google

Continuando o papo de rankings e autoridade, quanto mais conteúdos (atualizações) forem indexados pelo buscador, melhor será sua reputação. Este é mais um motivo para estar sempre postando e tentando gerar engajamento.

E o tal SEO?

Pode estar se fazendo essa pergunta, já que os pontos listados acima não são necessariamente uma novidade. O único detalhe é que de repente não sabia o impacto das suas ações mesmo as realizando diariamente.

O principal objetivo do SEO (ou Otimização para Ferramentas de Busca) é que o site ou blog esteja no topo dos rankings quando alguém fizer uma busca. Para isso são trabalhados diversos fatores que influenciam seus resultados, e neste meio estão os chamados sinais sociais, ou a influência de um perfil nas redes sociais.

Para contribuir nesse sentido, o social media deve ficar atento às questões mais técnicas envolvidas em suas ações. Veja quais são as principais:

  • Carregamento do site: antes de subir imagens e vídeos deve garantir que os mesmos estão otimizados e não irão atrapalhar no desempenho do site. O mesmo serve para os plugins de compartilhamento, pois nem sempre o mais bonito será o mais rápido.
  • Conteúdo de Qualidade: por mais que seja interessante ter perfis ativos, nunca se esqueça que seus conteúdos precisam ser compartilhados e seus visitantes precisam realmente curtir. Assim, faça o máximo para ser original e criativo nas publicações.
  • Invista em Redes Sociais Menos Populares: como o objetivo é ganhar visibilidade, seja ativo em redes sociais como Pinterest, pois é uma ótima maneira de ganhar visibilidade.
  • Mensure as Ações Pensando em SEO: este é sem dúvida o tópico mais importante! Por padrão, um social media se preocupa em quantos acessaram o site, mas não verifica a qualidade real das visitas. Fique atento às métricas do Google Analytics, pois elas também irão influenciar os seus rankings. Por exemplo, um blog que recebe diversas visitas, mas na sua maioria o abandono é quase imediato, provavelmente não terá bons resultados de busca. É mais ou menos o que já foi dito sobre seus visitantes curtirem seu conteúdo.

Dica Ninja: Existe o chamado Local SEO que são algumas práticas para negócios físicos serem encontrados com maior facilidade. Invista um bom tempo em redes sociais focadas em negócios locais como o Foursquare. Crie ações que incentivem a avaliação positiva dos clientes para atrair novos. Postar sobre eventos locais também costuma dar certo.

O principal objetivo neste texto é ilustrar de forma prática que não podemos ficar presos apenas às nossas funções e esquecer que o trabalho contempla e abrange outras áreas.

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