
Social Media Optimization (sigla SMO) é a união de Social Media e SEO (Search Engine Optimization). Esta união é conhecida por Otimização Para Mídias Sociais. Consiste em utilizar as práticas de Social Media de modo que impactem e tragam benefícios em termos de SEO.
Mas o profissional de mídias sociais não precisa se preocupar, pois não é necessário programar ou lidar com códigos e otimização de sites. O principal é apenas entender como suas ações também são importantes e estão relacionadas com outras áreas (neste caso o SEO).
Quais os Benefícios do SEO?
É importante que você saiba os benefícios da otimização de sites para entender como as suas ações de mídias sociais podem impactar em termos de SEO.
O principal objetivo do SEO (ou Otimização para Ferramentas de Busca) é que o site ou blog esteja no topo dos rankings quando alguém fizer uma pesquisa. Para isso são trabalhados diversos fatores que influenciam seus resultados, e neste meio estão os chamados sinais sociais, ou a influência de um perfil social nos conteúdos do site.
Para contribuir nesse sentido, o social media deve ficar atento às questões mais técnicas envolvidas em suas ações. Confira algumas práticas de social media que podem impactar o SEO.
Carregamento do Site
O tempo de carregamento de um site é um dos fatores analisados pelos buscadores. E por isso todo site que deseja as melhores posições deve estar otimizado para apresentar a melhor performance para seus visitantes.
Como estamos falando de mídias sociais, os plugins para incluir botões de compartilhamento podem atrapalhar o carregamento do site. Antes de instalar algum plugin para esta tarefa é fundamental conferir sobre a influência no desempenho técnico do site.
Para o gestor de mídias sociais, é preciso ficar atento e antes de subir imagens e vídeos deve garantir que os mesmos estão otimizados e não irão atrapalhar no desempenho do site.
Conteúdo de Qualidade
É fundamental que o gestor de mídias sociais mantenha os seus perfis sociais ativos e constantemente atualizados. Porém, como a intenção é gerar engajamento, o gestor de mídias sociais deve produzir conteúdos de qualidade e principalmente originais. Vale a pena investir para que as publicações tenham o máximo de criatividade inclusive.
Tráfego de Redes Sociais
Entre os benefícios do SEO temos a de gerar tráfego orgânico. E neste caso o gestor de mídias sociais deve considerar inclusive as redes sociais de menor visibilidade, como o Pinterest, que pode ser interessante para direcionar tráfego.
Como maneira de gerar tráfego, o gestor de mídias sociais pode criar campanhas exclusivas para redes sociais mais alternativas ou que são mais segmentadas em termos de público ou audiência.
Social Media Optimization
Confira alguns dos impactos e quais os benefícios em aplicar a otimização de mídias sociais nas suas estratégias.
Melhor Posicionamento Nas Buscas
Sites e blogs com um maior engajamento do público (curtindo, comentando ou compartilhando) tendem a obter melhores rankings ou posicionamentos entre os resultados de busca. Entre outras coisas, é recomendado incentivar os seus visitantes para que divulguem seus links através de botões de compartilhamento.
Aumento de Autoridade
Entre as funções do gestor de mídias sociais temos justamente a de gerar maior engajamento de seus seguidores. E teoricamente quem tem mais seguidores possui uma autoridade maior. Ou seja, quando tem sucesso na sua estratégia de mídias sociais, está aumentando a autoridade de seu negócio entre outros empreendimentos online.
Conteúdos Indexados Pelo Google
Voltando à questão de rankings e autoridade, o Google faz a indexação de perfis e inclusive de postagens nas principais redes sociais. E quanto mais conteúdos ou publicações suas forem indexadas pelo buscador, melhor será sua reputação.
Vale mencionar que em termos de rankings os conteúdos com maior engajamento têm maior relevância, ficando nas primeiras posições. Este é mais um motivo para estar sempre postando e tentando gerar engajamento.
Como Otimizar Para Mídias Sociais
Uma dica poderosa para gestores de mídias sociais é de mensurar as suas ações pensando como um profissional de SEO.
Quando o gestor de mídias sociais se preocupa com a quantidade de visitas, normalmente só confere a quantidade de acessos, mas não pensa na qualidade do público que direcionou para o site, por exemplo.
É bacana conferir e ficar por dentro das principais métricas no Google Analytics, pois elas também influenciam nos rankings do site. Por exemplo, direcionar visitantes de baixa qualidade e que rapidamente abandonam o site pode fazer com que o Google entenda que o seu conteúdo é de baixa qualidade, prejudicando os seus rankings entre os resultados de pesquisas.
Local SEO
Entre as práticas de otimização de sites temos o Local SEO, que são algumas técnicas e ferramentas para que negócios físicos ganhem visibilidade e sejam encontrados com maior facilidade no Google, quando fizerem pesquisas locais ou por regiões.
Vale a pena desenvolver ações locais em suas redes sociais. Por exemplo, uma academia pode incentivar para que seus alunos avaliem seus perfis focando principalmente nas questões locais.
Criar e compartilhar eventos na sua localização também pode oferecer alguns benefícios em termos de engajamento, o que impacta no Local SEO.
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