Guia de Marketing no Pinterest

Neste Guia de Marketing no Pinterest encontrará algumas dicas do que fazer para melhorar seu alcance nesta rede social que pode inclusive gerar tráfego para seu site e que por isso não pode ser descartada. Especialmente se acreditar que seu público-alvo está entre os usuários. Falando em público, comece tirando da cabeça que apenas mulheres acessam o Pinterest, pois os homens também acessam e curtem diversos tipos de conteúdo.

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Inicialmente, como todas as outras redes sociais, só será bem sucedido se tiver uma boa estratégia de marketing digital. Estude o perfil do Pinterest e trace como a mesma será importante para você. Por exemplo, pode utilizar a rede como parte das ações de branding e ter por objetivo ganhar o máximo de seguidores.

Estratégia definida otimize todo o seu perfil com suas principais informações. E não se esqueça de conectar este com as outras redes em que for ativo. Depois crie seu plano de marketing de conteúdo com todos os detalhes sobre o que será publicado, incluindo o modelo de publicação, periodicidade, entre outros detalhes que devem fazer parte de sua linha editorial. Lembrando que o objetivo é criar conteúdo que o público tenha interesse e gere engajamento.

No seu planejamento defina as pastas que devem ser criadas no seu perfil. Uma dica é não criar mais do que cinco pastas, para que tenha maior qualidade e mantenha as mesmas sempre atualizadas.

Guia de Marketing no Pinterest

Marketing no Pinterest

Para melhorar seu desempenho confira as dicas de Pinterest para Negócios:

  • Compartilhe seus pins nas outras redes sociais. Normalmente é no sentido contrário, mas deve divulgar ações exclusivas no Pinterest em outros perfis, pensando sempre no aumento de seguidores.
  • Crie imagens interessantes e que além de qualidade tenham textos. O lado bom do Pinterest é não há limite para a altura da imagem, então pode criar infográficos, que são ótimos para gerar engajamento, sem problemas.
  • Utilize uma ferramenta de agendamento para ser constante com suas publicações.
  • Inclua o Pin It For Later para que seus pins possam ser lidos posteriormente.

Rich Pins

Que tal dar mais contexto aos seus pins? A ferramenta para esta tarefa é o Rich Pins (ou Pins Avançados). Atualmente existem quatro tipos de pins: aplicativo, que fornece detalhes como download e instalação; produto, que facilita a compra com informações de preço e estoque; receita, que lista as informações sobre o preparo; e artigo, que descreve bem o conteúdo, assim como quem o produziu. Para mais informações clique aqui.

Estas ações são a base para começar o seu trabalho de marketing no Pinterest. Mas para fazer um trabalho de Ninja deve realizar tarefas mais avançadas de mensuração e análise de dados.

Dica Ninja

Siga perfis e painéis relacionados com o seu segmento (incluindo de competidores!). E para ser constante e atrair atenção de usuários dê repins nos que forem mais interessantes. Isto é inclusive uma forma de aumentar o conteúdo de seus painéis.

Pinterest Analytics

Pinterest Analytics

Impressões, Repins, Cliques e Curtidas são algumas das métricas disponíveis no Analytics do Pinterest. Faça uma boa análise regularmente para saber mais sobre a sua audiência e inclusive sobre o seu perfil. Como já foi sugerido, é interessante criar ações exclusivas no Pinterest e ainda pode utilizar esta ferramenta analytics para mensurar.

No início não é simples conseguir seguidores, então não fique preocupado se suas primeiras investidas não forem bem-sucedidas. O principal é manter um bom planejamento de pinagens para ter dados para análise.

Entenda o Pinterest

Como parte final deste guia para fazer marketing no Pinterest o tópico mais importante que é entender a audiência. Quem é bem-sucedido e possui muitos seguidores está fazendo um bom trabalho por realmente entender a dinâmica dos usuários desta rede social. No momento de análise e mensuração tente extrair o máximo sobre o segmento de seu interesse, pois irá ajudar bastante no seu trabalho.

E você, já utiliza o Pinterest Para Empresas? Deixe um comentário e participe do conteúdo do Social Ninja, seu blog sobre Marketing Digital.

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