
Neste Guia de Marketing no Pinterest você encontrará algumas dicas do que fazer para melhorar seu alcance nesta rede social, que pode inclusive gerar tráfego para seu site e portanto não pode ser descartada, principalmente se acreditar que os usuários do Pinterest estão entre as pessoas que fazem parte de seu público-alvo.
Confira como funciona o perfil de utilização do Pinterest e trace como a rede social poderá ser importante para seu empreendimento. Sempre lembrando que, como acontece em todas as redes sociais, só será bem-sucedido no Pinterest quem tiver uma boa estratégia de marketing digital.
Perfis de Pessoas Que Utilizam o Pinterest
O Pinterest é uma plataforma de mídia social que atrai uma variedade de perfis de usuários; e embora não seja possível categorizar todos os usuários do Pinterest de maneira uniforme, há algumas tendências gerais em relação aos tipos de pessoas que tendem a utilizar a plataforma.
Para que possa compreender melhor como a sua audiência pode ser composta, confira alguns perfis de pessoas que frequentemente utilizam o Pinterest.
Profissionais de Marketing e Negócios: empresas e profissionais de marketing usam o Pinterest como parte de suas estratégias de marketing, criando painéis e pins para promover produtos e serviços.
Profissionais e Entusiastas de Fotografia: fotógrafos profissionais e amadores frequentemente usam o Pinterest para compartilhar e descobrir ideias de fotografia, técnicas e inspiração visual.
Entusiastas de DIY (Faça Você Mesmo): muitas pessoas usam o Pinterest para encontrar inspiração e tutoriais relacionados a projetos de faça você mesmo, artesanato, decoração de interiores e reformas.
Artistas e Criativos: muitos artistas, designers e criativos utilizam o Pinterest para exibir seus trabalhos, bem como para obter inspiração e descobrir novas tendências.
Amantes da Moda e Beleza: o Pinterest é um ótimo lugar para encontrar ideias de moda, beleza, penteados e maquiagem. Muitas pessoas usam a plataforma para criar pastas com ideias de roupas, dicas de beleza e muito mais.
Noivas e Planejadores de Casamento: o Pinterest é popular entre noivas e pessoas que estão planejando casamentos, pois oferece uma vasta gama de ideias para decoração, vestidos de noiva, convites e muito mais.
Mães e Pais: muitos pais usam o Pinterest para encontrar ideias relacionadas à educação, atividades para crianças, receitas saudáveis e dicas de organização.
Foodies: os amantes da culinária e entusiastas da gastronomia utilizam o Pinterest para encontrar receitas, ideias de pratos, dicas de culinária e inspiração para refeições.
Entusiastas de Fitness e Bem-Estar: o Pinterest é uma fonte de inspiração para aqueles que buscam informações sobre exercícios, receitas saudáveis, dicas de bem-estar e cuidados com a saúde.
Viajantes: viajantes frequentemente usam o Pinterest para encontrar inspiração para destinos de viagem, dicas de viagem, itinerários e recomendações de hotéis e restaurantes.
Lembre-se de que o Pinterest é uma plataforma diversificada, e as preferências dos usuários podem variar amplamente. Muitas pessoas utilizam o Pinterest para criar suas próprias pastas e compartilhar suas paixões e interesses pessoais. Portanto, os perfis de pessoas que utilizam o Pinterest podem ser muito variados.
Marketing no Pinterest
Com uma estratégia definida, otimize todo o seu perfil com suas principais informações. E não se esqueça de conectar este com as outras redes sociais em que seu empreendimento estiver presente.
Crie seu plano de marketing de conteúdo com todos os detalhes sobre o que será publicado, incluindo o modelo de publicação, periodicidade, entre outros detalhes que devem fazer parte de sua linha editorial. Lembrando que o objetivo é criar conteúdos que gerem engajamento.
No seu planejamento defina as pastas que devem ser criadas no seu perfil. Uma dica é não criar mais do que cinco pastas inicialmente, para que garanta a qualidade e mantenha as mesmas sempre atualizadas.
Pinterest Para Negócios
Para melhorar o desempenho de seu empreendimento nesta rede social, confira as dicas do Pinterest Para Negócios.
- Compartilhe seus pins nas outras redes sociais. Normalmente é no sentido contrário, mas deve divulgar ações exclusivas no Pinterest em outros perfis, pensando sempre no aumento de seguidores.
- Crie imagens interessantes e que além de qualidade tenham textos. O lado bom do Pinterest é que não há limite para a altura da imagem, então pode criar infográficos, que são ótimos para gerar engajamento.
- Utilize uma ferramenta para agendamento de publicações.
- Invista no Pin It For Later, para que seus pins possam ser lidos posteriormente.
Rich Pins
Rich Pins ou Pins Avançados são um tipo de especial de Pin, que sincroniza informações do seu site com os Pins do seu perfil no Pinterest.
Tipos de Pins Avançados
Conforme o Pinterest Para Negócios, atualmente temos os seguintes Tipos de Pins Avançados.
- Produto: exibem questões como preços e disponibilidade dos produtos de sua loja virtual.
- Receitas: ingredientes, porção e como preparar são algumas das informações exibidas neste tipo de Pin.
- Artigo: apresenta as principais informações sobre suas publicações, como autor e descrição.
Os Pins Avançados estão disponíveis para todos os usuários do Pinterest, e você pode conferir mais informações sobre o funcionamento dos mesmos clicando aqui.
Entenda o Pinterest
Como parte final deste guia para fazer marketing no Pinterest, temos o tópico de entender a audiência. Quem é bem-sucedido e possui muitos seguidores no Pinterest, com certeza está fazendo um bom trabalho justamente por entender a dinâmica dos usuários desta rede social.
No momento de análise e mensuração tente extrair o máximo sobre o segmento de seu interesse, pois irá ajudar bastante na gestão do seu trabalho. Siga perfis e pastas relacionados com o seu segmento, incluindo de seus competidores. E para ser constante e atrair atenção de usuários, dê repins nos que forem mais interessantes. Isto é inclusive uma forma de aumentar o conteúdo de suas pastas ou painéis.
Estas ações são a base para começar o seu trabalho de marketing no Pinterest. Mas para ser bem-sucedido, deve realizar tarefas mais avançadas de mensuração e análise de dados.
Pinterest Analytics
Impressões, Repins, Cliques e Curtidas são algumas das métricas disponíveis no Analytics do Pinterest.
Faça uma boa análise regularmente para saber mais sobre a sua audiência e inclusive sobre o seu perfil. Como já foi sugerido, é interessante criar ações exclusivas no Pinterest e ainda pode utilizar esta ferramenta de métricas para mensurar.
Concluindo Sobre Marketing no Pinterest
Nem sempre será simples conseguir seguidores no início, então não fique preocupado se suas primeiras investidas não forem bem-sucedidas. Inclusive, no início, pode investir no Pinterest apenas como parte de suas ações de branding. O principal é manter um bom planejamento de pinagens para ter dados para análise.
Como o seu empreendimento utiliza o Pinterest Para Negócios? Se quiser, deixe um comentário e compartilhe sua experiência com outros leitores do Blog da Social Ninja, Agência de Lançamentos Digitais.