
Neste Guia de Marketing no Pinterest encontrará algumas dicas do que fazer para melhorar seu alcance nesta rede social, que pode inclusive gerar tráfego para seu site e portanto não pode ser descartada, principalmente se acreditar que seu público-alvo está entre os usuários.
Falando em usuários, comece tirando da cabeça que mulheres são o principal público do Pinterest, pois os homens também acessam e curtem diversos tipos de conteúdo entre as diversas pastas desta rede social.
Como em todas as outras redes sociais, só será bem-sucedido no Pinterest quem tiver uma boa estratégia de marketing digital. Então estude o perfil de utilização do Pinterest e trace como a mesma poderá ser importante para seu empreendimento. Por exemplo, pode-se utilizar a rede social como parte das suas ações de branding ou de aumentar sua base de seguidores.
Com uma estratégia definida, otimize todo o seu perfil com suas principais informações. E não se esqueça de conectar este com as outras redes sociais em que seu empreendimento estiver presente.
Crie seu plano de marketing de conteúdo com todos os detalhes sobre o que será publicado, incluindo o modelo de publicação, periodicidade, entre outros detalhes que devem fazer parte de sua linha editorial. Lembrando que o objetivo é criar conteúdos que gerem engajamento.
No seu planejamento defina as pastas que devem ser criadas no seu perfil. Uma dica é não criar mais do que cinco pastas inicialmente, para que garanta a qualidade e mantenha as mesmas sempre atualizadas.
Marketing no Pinterest
Para melhorar o desempenho de seu empreendimento nesta rede social, confira as dicas do Pinterest Para Negócios.
- Compartilhe seus pins nas outras redes sociais. Normalmente é no sentido contrário, mas deve divulgar ações exclusivas no Pinterest em outros perfis, pensando sempre no aumento de seguidores.
- Crie imagens interessantes e que além de qualidade tenham textos. O lado bom do Pinterest é que não há limite para a altura da imagem, então pode criar infográficos, que são ótimos para gerar engajamento.
- Utilize uma ferramenta para agendamento de publicações.
- Invista no Pin It For Later, para que seus pins possam ser lidos posteriormente.
Rich Pins
Rich Pins ou Pins Avançados são um tipo de especial de Pin, que sincroniza informações do seu site com os Pins do seu perfil no Pinterest.
Tipos de Pins Avançados
Conforme o Pinterest Para Negócios, atualmente temos os seguintes Tipos de Pins Avançados.
- Produto: exibem questões como preços e disponibilidade dos produtos de sua loja virtual.
- Receitas: ingredientes, porção e como preparar são algumas das informações exibidas neste tipo de Pin.
- Artigo: apresenta as principais informações sobre suas publicações, como autor e descrição.
Os Pins Avançados estão disponíveis para todos os usuários do Pinterest, e você pode conferir mais informações sobre o funcionamento dos mesmos clicando aqui.
Dica Ninja
Siga perfis e pastas relacionados com o seu segmento, incluindo de seus competidores. E para ser constante e atrair atenção de usuários, dê repins nos que forem mais interessantes. Isto é inclusive uma forma de aumentar o conteúdo de suas pastas ou painéis.
Estas ações são a base para começar o seu trabalho de marketing no Pinterest. Mas para fazer um trabalho de Ninja, deve realizar tarefas mais avançadas de mensuração e análise de dados.
Pinterest Analytics
Impressões, Repins, Cliques e Curtidas são algumas das métricas disponíveis no Analytics do Pinterest.
Faça uma boa análise regularmente para saber mais sobre a sua audiência e inclusive sobre o seu perfil. Como já foi sugerido, é interessante criar ações exclusivas no Pinterest e ainda pode utilizar esta ferramenta de métricas para mensurar.
Nem sempre será simples conseguir seguidores no início, então não fique preocupado se suas primeiras investidas não forem bem-sucedidas. O principal é manter um bom planejamento de pinagens para ter dados para análise.
Entenda o Pinterest
Como parte final deste guia para fazer marketing no Pinterest, temos o tópico de entender a audiência. Quem é bem-sucedido e possui muitos seguidores no Pinterest, com certeza está fazendo um bom trabalho justamente por entender a dinâmica dos usuários desta rede social.
No momento de análise e mensuração tente extrair o máximo sobre o segmento de seu interesse, pois irá ajudar bastante na gestão do seu trabalho.
Como seu empreendimento utiliza o Pinterest no planejamento de Marketing Digital? Deixe um comentário e compartilhe sua experiência com outros leitores do Blog da Social Ninja, Agência de Lançamentos Digitais.
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