Guia de Marketing no Pinterest

Guia de Marketing no Pinterest
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Neste Guia de Marketing no Pinterest encontrará algumas dicas do que fazer para melhorar seu alcance nesta rede social que pode inclusive gerar tráfego para seu site e que por isso não pode ser descartada. Especialmente se acreditar que seu público-alvo está entre os usuários. Falando em público, comece tirando da cabeça que apenas mulheres acessam o Pinterest, pois os homens também acessam e curtem diversos tipos de conteúdo.

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Inicialmente, como todas as outras redes sociais, só será bem sucedido se tiver uma boa estratégia de marketing digital. Estude o perfil do Pinterest e trace como a mesma será importante para você. Por exemplo, pode utilizar a rede como parte das ações de branding e ter por objetivo ganhar o máximo de seguidores.

Estratégia definida otimize todo o seu perfil com suas principais informações. E não se esqueça de conectar este com as outras redes em que for ativo. Depois crie seu plano de marketing de conteúdo com todos os detalhes sobre o que será publicado, incluindo o modelo de publicação, periodicidade, entre outros detalhes que devem fazer parte de sua linha editorial. Lembrando que o objetivo é criar conteúdo que o público tenha interesse e gere engajamento.

No seu planejamento defina as pastas que devem ser criadas no seu perfil. Uma dica é não criar mais do que cinco pastas, para que tenha maior qualidade e mantenha as mesmas sempre atualizadas.

Guia de Marketing no Pinterest

Marketing no Pinterest

Para melhorar seu desempenho confira as dicas de Pinterest para Negócios:

  • Compartilhe seus pins nas outras redes sociais. Normalmente é no sentido contrário, mas deve divulgar ações exclusivas no Pinterest em outros perfis, pensando sempre no aumento de seguidores.
  • Crie imagens interessantes e que além de qualidade tenham textos. O lado bom do Pinterest é não há limite para a altura da imagem, então pode criar infográficos, que são ótimos para gerar engajamento, sem problemas.
  • Utilize uma ferramenta de agendamento para ser constante com suas publicações.
  • Inclua o Pin It For Later para que seus pins possam ser lidos posteriormente.

Rich Pins

Que tal dar mais contexto aos seus pins? A ferramenta para esta tarefa é o Rich Pins (ou Pins Avançados). Atualmente existem quatro tipos de pins: aplicativo, que fornece detalhes como download e instalação; produto, que facilita a compra com informações de preço e estoque; receita, que lista as informações sobre o preparo; e artigo, que descreve bem o conteúdo, assim como quem o produziu. Para mais informações clique aqui.

Estas ações são a base para começar o seu trabalho de marketing no Pinterest. Mas para fazer um trabalho de Ninja deve realizar tarefas mais avançadas de mensuração e análise de dados.

Dica Ninja

Siga perfis e painéis relacionados com o seu segmento (incluindo de competidores!). E para ser constante e atrair atenção de usuários dê repins nos que forem mais interessantes. Isto é inclusive uma forma de aumentar o conteúdo de seus painéis.

Pinterest Analytics

Pinterest Analytics

Impressões, Repins, Cliques e Curtidas são algumas das métricas disponíveis no Analytics do Pinterest. Faça uma boa análise regularmente para saber mais sobre a sua audiência e inclusive sobre o seu perfil. Como já foi sugerido, é interessante criar ações exclusivas no Pinterest e ainda pode utilizar esta ferramenta analytics para mensurar.

No início não é simples conseguir seguidores, então não fique preocupado se suas primeiras investidas não forem bem-sucedidas. O principal é manter um bom planejamento de pinagens para ter dados para análise.

Entenda o Pinterest

Como parte final deste guia para fazer marketing no Pinterest o tópico mais importante que é entender a audiência. Quem é bem-sucedido e possui muitos seguidores está fazendo um bom trabalho por realmente entender a dinâmica dos usuários desta rede social. No momento de análise e mensuração tente extrair o máximo sobre o segmento de seu interesse, pois irá ajudar bastante no seu trabalho.

E você, já utiliza o Pinterest Para Empresas? Deixe um comentário e participe do conteúdo do Social Ninja, seu blog sobre Marketing Digital.

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