Como Realizar Sorteios no Facebook

Os sorteios são sempre uma maneira interessante de gerar envolvimento de sua audiência e aumentar o engajamento de sua fan page. Porém, é necessário alguns cuidados e precauções para não ter problemas, inclusive com o próprio Facebook.

Diferente do que se pode imaginar, não é permitido criar sorteios livremente; e ainda deve seguir algumas exigências. Para saber todos os detalhes desta prática dos sorteios, confira o que precisa para fazer sorteios através de sua página no Facebook.

O Que Posso Sortear no Facebook?

Para quem estiver interessado em realizar um sorteio no Facebook, existem várias opções de prêmios que você pode oferecer aos participantes, desde que considere o perfil do seu público-alvo e escolha prêmios que sejam relevantes para eles.

Produtos ou serviços da sua marca: sortear um ou mais itens do seu próprio catálogo de produtos ou serviços pode ser uma ótima maneira de promover sua marca, gerar engajamento e atrair novos clientes.

Ofertas para pré-lançamentos: oferecer acesso exclusivo a um novo produto, uma versão beta ou um lançamento antecipado, pode criar um senso de exclusividade e aumentar o interesse em participar do sorteio.

Cupons de desconto exclusivos: pode ser uma estratégia eficaz, pois o vencedor fica incentivado a comprar, o que aumenta as chances de ser fidelizado.

Vouchers de experiências: prêmios como jantares em restaurantes, ingressos para eventos esportivos, shows, cinema, spa ou outras experiências podem despertar grande interesse e atrair participantes.

Gift cards: sortear vales de lojas, restaurantes ou plataformas online podem ser opções versáteis que permitem aos vencedores escolherem o que desejam comprar.

Eletrônicos e gadgets: prêmios como smartphones, tablets, fones de ouvido, smartwatches ou outros dispositivos eletrônicos populares costumam ser muito atraentes para os participantes.

Viagens ou estadias: em um hotel ou uma escapada de fim de semana pode gerar entusiasmo e engajamento significativo. Certifique-se de verificar as regras e regulamentos relacionados a viagens e prêmios.

Como Fazer Sorteios no Facebook

Regras Para Promover Sorteios no Facebook

Na verdade, o Facebook não divulga as regras para realização de sorteios na rede social, mas todos que forem realizar sorteios na plataforma devem seguir algumas boas práticas, para atender algumas premissas.

Na teoria, para realização de sorteios é necessário autorização da SECAP do Ministério da Economia. Porém, por conta da possível demora e burocracia, as marcas não costumam solicitar autorização. Ou seja, a decisão de fazer (ou não) sorteios sem estar regulamentado e devidamente registrado fica por conta do empreendimento.

Como Fazer Sorteios no Facebook

Para realizar sorteios no Facebook é interessante não exigir uma série de condições de seus participantes como ser necessário uma quantidade de curtidas e compartilhamentos; a marcação de amigos; seguir perfis; realizar comentários; fazer check-ins; e por ser algo cultural, não é válido escolher o “melhor”, uma vez que a escolha pode ser considerada arbitrária por parte do realizador do concurso ou jurado.

Para completar, o resultado do sorteio deve ser postado publicamente, e não enviado por mensagens diretas para os ganhadores. É recomendado utilizar algum site ou aplicativo de sorteios, como o Sorteie.me, que atualmente é um dos mais conhecidos e utilizados na internet.

Depois de tantas premissas pode estar se perguntando se vale a pena realizar sorteios no Facebook. Quando bem planejados, os sorteios no Facebook são uma excelente estratégia de Marketing Digital, oferecendo uma série de benefícios para o empreendimento.

É importante levar em consideração todos os pontos positivos e negativos antes de investir nessa estratégia dentro do seu planejamento de mídias sociais; e fica a recomendação de não exagerar nos sorteios no Facebook, pois pode perder o impacto e o sorteio simplesmente não surtir efeito como estratégia; lembrando que também pode realizar sorteios no Instagram.

Como Realizar Sorteios no Facebook

Realizando Sorteios no Facebook

Não existem segredos para o seu empreendimento realizar sorteios no Facebook e basicamente precisa apenas seguir as instruções da ferramenta escolhida para configurar o seu sorteio, ponderando com as informações sobre realização de sorteios que listamos acima.

Já realizou sorteios para sua fan page? Os resultados foram positivos? Se quiser, deixe um comentário e compartilhe sua experiência em sorteios no Facebook com outros gestores de mídias sociais interessados neste tipo de ação promocional.

Para conferir mais conteúdos e materiais sobre Mídias Sociais, continue lendo, participando e acompanhando do Blog da Social Ninja, Social Ninja, Agência de Lançamentos Digitais.

5/5 - (3 reviews)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *