Como Realizar Sorteios no Facebook

Como Realizar Sorteios no Facebook

Os sorteios são sempre uma maneira interessante de gerar envolvimento de sua audiência e aumentar o engajamento de sua fan page. Porém, é necessário alguns cuidados e precauções para não ter problemas. Diferente do que pode imaginar, não é permitido criar sorteios livremente; e ainda deve seguir uma série de exigências. Para saber todos os detalhes confira abaixo o que precisa para fazer sorteios através de sua página no Facebook.

Como Fazer Sorteios no Facebook

Curso Facebook Express | Marketing Digital + Mídias Sociais

É necessário utilizar algum aplicativo de sorteios dentro do Facebook. Atualmente o Sorteie.me é o mais conhecido e utilizado, mas pode encontrar outros numa busca na rede social.

Teoricamente para realizar sorteios deve seguir as regras da Caixa Econômica Federal, que regulamenta todo tipo de sorteio no Brasil. Mas na prática esta regra não é atendida e muitas marcas preferem assumir os riscos de punição por parte do órgão. Esta atitude acontece por conta da dificuldade alegada por muitos para promover um simples sorteio. Além de ser preciso seguir uma série de exigências, em boa parte dos casos precisará de meses até que seu sorteio esteja regulamentado e aprovado pela Caixa.

Na quase totalidade dos sorteios no Facebook estamos falando de pequenos brindes, então todo este trabalho para seguir as regras são deixados de lado. Visto que a própria Caixa parece ignorar este tipo de sorteio. Assim, cabe a você a decisão de fazer ou não sorteios sem estar regulamentado e devidamente registrado.

Regras Para Promover Sorteios no Facebook

Na verdade, o Facebook não divulga as regras, mas todos que forem realizar sorteios na rede social devem seguir algumas boas práticas, para atender algumas premissas. Portanto não pode exigir uma série de condições de seus participantes como ser necessário uma quantidade de curtidas e compartilhamentos; a marcação de amigos; seguir perfis; realizar comentários; fazer check-ins; e por ser algo cultural, não é válido escolher o “melhor”, uma vez que a escolha pode ser considerada arbitrária por parte do realizador do concurso ou jurado. Para completar, o resultado do sorteio deve ser postado publicamente, e não enviado por mensagens diretas para os ganhadores.

Depois de tantas premissas pode estar se perguntando se vale a pena realizar sorteios no Facebook. Bem, esta é uma prática que acaba não sendo muito atraente e utilizada apenas em circunstâncias especiais justamente por conta disso. Então considere bem todos os pontos positivos e negativos antes de investir nessa estratégia dentro do seu planejamento de mídias sociais.

Como Realizar Sorteios no Facebook

No caso de estar determinado a realizar sorteios no Facebook veja como fazer.

Realizando Seu Sorteio no Facebook

Indicamos utilização do Sorteie.me; clique aqui para ver um tutorial do aplicativo. Nele vai conferir todos os passos necessários para realizar sorteios no Facebook. Não existem segredos e basicamente precisa apenas seguir as instruções para configurar o seu sorteio, ponderando com as informações sobre realização de sorteios que listamos acima.

Já realiza sorteios na sua fan page? Os resultados foram positivos? Deixe um comentário falando sobre a sua experiência! Se estiver analisando a possibilidade de investir neste tipo de ação comente também, pois pode ajudar outros gestores de mídias sociais. Continue lendo e participando do Social Ninja.

Como Realizar Sorteios no Facebook
5 (100%) 1 voto

COMO GANHAR SEGUIDORES TODOS OS DIAS NO INSTAGRAM

BAIXE NOSSO E-BOOK GRATUITO!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*