
Os sorteios são sempre uma alternativa interessante de movimentar seu perfil e aumentar o envolvimento de seus seguidores. Porém, para realizar sorteios no Instagram deve seguir uma série de recomendações que vão evitar dores de cabeça para seu empreendimento e problemas com os seus seguidores.
Principalmente se estiver interessado em ganhar seguidores no Instagram, confira este pequeno guia e saiba como realizar sorteios na plataforma de maneira bem prática e interessante.
Porque Promover Sorteios no Instagram?
Enquanto no Facebook consegue desenvolver uma campanha de likes e aumentar a sua base de seguidores, os sorteios ainda são a melhor maneira de conseguir seguidores no Instagram.
Não é por acaso que alguns empreendimentos investem na realização de sorteios regularmente. Devido aos resultados dos sorteios, aumentam a visibilidade do perfil e ganham autoridade pelo maior número de seguidores; além de ser uma excelente maneira de interagir com sua audiência, que passa a ser mais envolvida com a sua marca.
E os sorteios não servem somente para aproximar a sua marca dos seus seguidores. É possível realizar uma excelente estratégia e se juntar a outras marcas e perfis relacionados ao seu negócio. Isto é excelente para ampliar o alcance e visibilidade de suas ações, o que também pode auxiliar no ganho de seguidores no Instagram. Ou seja, de repente este tipo de ação pode ser o que você precisa para iniciar alguma parceria de negócios.
Realizando Sorteios no Instagram
É recomendado seguir as mesmas práticas para realização de sorteios no Facebook, mas adaptando às particularidades do Instagram. Então deve ter regras bem elaboradas e claras, além de tomar algumas precauções que evitem desconfortos por parte dos participantes.
Existem várias ferramentas disponíveis que podem ajudar a gerenciar e selecionar aleatoriamente os vencedores de forma justa. Essas ferramentas também facilitam a verificação se os participantes cumpriram todas as regras estabelecidas. E você ainda pode fazer o cadastro e realizar testes para saber se a ferramenta pretendida irá lhe atender sem problemas.
Atualmente recomendamos o Sorteie.me, que é uma ferramenta relativamente simples de configurar (e ainda pode realizar sorteios no Facebook e WhatsApp).
Como Fazer Sorteios no Instagram
Antes de iniciar um sorteio no Instagram, determine qual é o seu objetivo; como aumentar o número de seguidores, promover um produto específico ou gerar interações.
Estabeleça regras claras, incluindo como os participantes podem entrar, a data de encerramento, como o vencedor será escolhido e como será anunciado.
Selecione um prêmio que seja relevante para o seu público-alvo e que esteja alinhado com a sua marca. Pense em algo que desperte o interesse e a participação dos seguidores no Instagram.
Decida como os seguidores podem participar do sorteio. Você pode solicitar que eles sigam sua conta, curtam a postagem do sorteio, comentem ou marquem amigos nos comentários, compartilhem a postagem em seus Stories ou usem uma hashtag específica.
As regras do Instagram proíbem a solicitação de marcação de amigos como a única forma de participação, e você precisa deixar claro que o Instagram não está associado à sua promoção.
Divulgue o sorteio em várias postagens e Stories para alcançar o máximo de pessoas possível. Use uma combinação de texto atraente, imagens envolventes e chamadas à ação para incentivar a participação.
Assim que o sorteio for encerrado, anuncie o vencedor publicamente em uma postagem especial. Além disso, entre em contato com o vencedor por mensagem direta para fornecer informações sobre como eles podem reivindicar o prêmio.
Avalie o desempenho do sorteio, analisando as métricas de engajamento, crescimento de seguidores e alcance. Isso ajudará você a identificar o que funcionou bem e o que precisa aprimorar para futuras campanhas de sorteio.
Divulgando Seus Sorteios no Instagram
Seu objetivo deve ser o de sempre divulgar seus sorteios no Instagram para o máximo de pessoas possível. Para esta tarefa o básico é utilizar os seus perfis sociais e aproveitar os seus canais de comunicação disponíveis; mas com certeza a melhor maneira de promover um sorteio é desenvolvendo uma campanha de Instagram Ads.
Na sua investida de divulgar seu sorteio pode inclusive utilizar um influencer do Instagram, que normalmente gera mais engajamento e interação; além de ser uma maneira muito interessante de impactar o público de seu interesse, o que aumenta as chances de sucesso do sorteio.
Para empreendimentos que estão querendo realizar sorteios com a intenção de aumentar a sua base de seguidores no Instagram, vale ressaltar que essas campanhas servem para impulsionar os seus resultados na rede social. Só tenha o cuidado de inserir nas suas peças a informação de imagem oficial do sorteio, além de incluir os detalhes das regras de participação na publicação.
Como anda a movimentação no seu perfil no Instagram? Já investe em campanhas de sorteios? Se quiser, compartilhe sua experiência deixando um comentário para outras pessoas que acompanham o Blog da Social Ninja, Agência de Lançamentos Digitais.