
Na Wikipédia está como Princípio de Pareto, mas encontrará conteúdos indicando como lei, parâmetro, teorema, entre outras denominações. De qualquer forma, o importante é entender o motivo de chamarmos de regra 80/20. Ou melhor, o importante é entender seu conceito para que saiba a necessidade de aplicar na sua estratégia de publicações.
Então confira como a regra 80/20 é importante para as mídias sociais, assim como para negócios ou empreendimentos de um modo geral.
Regra 80/20 Nos Negócios
Existe um preceito no mundo dos negócios de que 20% dos seus clientes seriam responsáveis por 80% de suas vendas. E desta maneira o empreendedor deveria direcionar seus esforços principalmente nos 20% que realmente lhe interessam.
Esta é uma excelente maneira de administrar seus negócios, pois mantém seu foco no que realmente lhe dá retorno. Não é por acaso que uma enorme quantidade de empreendedores adote esta regra do 80/20 como uma de suas práticas.
Regra 80/20 Nas Mídias Sociais
Nas mídias sociais a regra 80/20 é utilizada como uma condicional para suas publicações; sendo que 80% de suas postagens devem ser institucionais e 20% são efetivamente relacionadas às vendas.
Ou seja, só irá ofertar seus produtos e serviços em um quinto das suas publicações, o que não é nada complicado, não é mesmo?
Então confira abaixo como esta regra é extremamente útil para empreendedores.
Porque a Regra 80/20 é Importante?
Todo negócio na internet deve seguir o novo comportamento do consumidor, que precisa ser conquistado antes de ser abordado para realizar uma compra. Isto significa que seu conteúdo precisa envolver sua audiência numa interação, que apresente uma boa experiência e dinâmica para quem estiver participando.
Os conceitos sobre o que é valor mudaram bastante, então precisa entregar muito, mesmo que o seu valor (ou de seus produtos ou serviços) seja baixo. Desta forma, a regra 80/20 serve para dosar suas publicações e proporcionar a interação e demais características necessárias para conquistar sua audiência.
Aplicando a Regra 80/20
Não existem segredos sobre como seguir a regra 80/20, mas pode seguir algumas dicas sobre o que fazer para alternar nas publicações.
Suas postagens de ofertas não precisam ser necessariamente a quinta de um ciclo de publicações. Sendo que o segredo é pensar na experiência do usuário e em qual momento ele provavelmente estará mais propenso a receber a oferta.
Como pode fazer alterações no seu planejamento, faça testes realizando suas publicações em uns três tipos de configurações, até chegar na que mais oferece resultados.
Já utiliza a regra 80/20 no seu cronograma de publicações? Se quiser, deixe um comentário compartilhando sua metodologia para definir o conteúdo de seus posts.
Para conferir as melhores dicas de marketing digital, continue lendo o Blog da Social Ninja, Agência de Lançamentos Digitais.