Instagram Ads: Como Anunciar no Instagram

Não existem segredos para iniciar no Instagram Ads. Utilizando sua conta no Gerenciador de Anúncios do Meta Business, basta configurar para que seus anúncios sejam publicados no Instagram.

Vamos lhe mostrar passo a passo como desenvolver uma campanha para Instagram, mas antes vamos ver outros detalhes sobre a ferramenta de anúncios que você deve considerar sempre que for criar suas campanhas na rede social.

Por ser uma espécie de extensão do Facebook, é simples começar a promover seu negócio no Instagram, mas existem algumas particularidades. Por exemplo, mesmo que você tenha suas personas muito bem desenvolvidas, não quer dizer que sua audiência vai responder no Instagram da mesma maneira que no Facebook, e vice-versa.

Desta forma, no momento de preparar o planejamento, separe as ações entre as duas redes sociais, o que é simples de se fazer como iremos conferir.

Porque Anunciar no Instagram

O Instagram é a rede social com maior crescimento de audiência, chegando a ser a única utilizada por diversas pessoas, que passam um bom tempo navegando pelo aplicativo.

É possível confirmar a popularidade do Instagram quando confere perfis que seguem milhares de outros perfis mesmo sem serem seguidos de volta.

No Instagram temos uma audiência mais engajada, e ainda temos o principal item, que é o fato de que o público no Instagram tende a ser mais consumidor do que o público de outras redes sociais. Ou seja, para quem deseja expor e vender os seus produtos, o Instagram é uma excelente ferramenta, pois oferece uma série de oportunidades.

Iniciando no Instagram Ads

O planejamento de uma campanha de Instagram Ads segue as mesmas características de qualquer rede social, onde deve ter uma meta e os meios para conquistá-la, sempre com alguém gerenciando e monitorando para que tudo saia conforme o planejado.

Depois de definir as características de sua campanha, confira quais são os passos para anunciar no Instagram.

Conectando Facebook e Instagram

Ao migrar para perfil de negócios no Instagram o mesmo é vinculado à uma página no Facebook e, portanto, já pode iniciar suas investidas como anunciante. Mas caso seja necessário, pode vincular sua página com o perfil no Instagram seguindo os seguintes passos abaixo.

Na sua página no Facebook clique em Configurações.

Depois clique na aba Instagram.

Clique no botão Entrar e siga os passos solicitados.

Instagram Ads: Como Anunciar no Instagram

Criando Uma Campanha de Instagram Ads

Quando for trabalhar com orçamentos mais expressivos pode dar aquele friozinho na barriga, mas no mais é tranquilo criar as suas campanhas de Instagram Ads, como iremos conferir abaixo.

Configurações da Campanha

Neste momento deve definir se a campanha do Instagram irá rodar em paralelo com o Facebook; qual o orçamento para cada rede social (grupo de anúncios); qual o formato das peças (anúncios); como será feito o monitoramento; e por fim é necessário traçar os objetivos da campanha, que pode inclusive estar sendo veiculada em outros canais.

Público-Alvo

Dentro do público que deseja impactar, você irá definir as suas personas e as principais características que devem ser focadas no momento de promover sua campanha.

Normalmente a quantidade de personas é determinada pela complexidade da campanha, mas o ideal é não desenvolver mais do que quatro exemplos, pois ao criar muitos demandará uma quantidade muito grande de anúncios.

Hashtags

Hashtags são um ponto fundamental, mas que ainda é ignorado por muitos gestores de mídias sociais. Todo projeto deve ter um banco de hashtags que pode ser alimentado sempre que houver uma nova campanha ou surgir algum tipo de necessidade.

Segmentação da Campanha

Uma boa prática em relação às segmentações é a de criar e salvar diversos públicos, segmentando questões como faixa etária, interesses e localização.

Nas configurações da sua campanha tenha bem definido quais serão as segmentações que podem ser utilizadas. Lembrando que com a campanha rodando pode fazer alterações na sua segmentação, se achar necessário.

Orçamento e segmentação estão muito próximos, pois um pode determinar ou pelo menos influenciar o outro. Vale lembrar que nem sempre vamos ter a verba que gostaríamos, sendo necessário ajustar a segmentação de modo que a campanha não perca em qualidade.

Sempre revise suas segmentações para saber se estão de acordo com os orçamentos disponíveis e principalmente com as expectativas em relação à campanha que estiver gerenciando.

Tipos de Anúncios Para Instagram

As configurações e características podem mudar, mas normalmente temos os seguintes tipos de anúncios no Instagram.

  • Imagens: podem ser exibidas no formato quadrado, paisagem ou vertical.
  • Carrossel: para este tipo de anúncio, os posts podem ser exibidos nos formatos quadrado ou vertical, no Feed e nos Stories.
  • Vídeos: com exceção do Stories, os vídeos podem ser em formato quadrado ou vertical.
  • Stories: é legal seguir a recomendação de produzir vídeos para tela cheia na vertical, mas esse tipo de post aceita formatos de outros posicionamentos ou tipos de posts.
  • Reels: para este tipo de post no Instagram só é permitido vídeos com a tela cheia na vertical.
  • Loja no Instagram: para este tipo de post você pode utilizar imagens únicas, carrosséis ou do tipo coleção.

Conforme as configurações da campanha, dentro do Gerenciador de Anúncios deve ser selecionado uma das opções abaixo.

  • Reconhecimento: Alcance, Alcance e frequência, Reconhecimento da marca, Divulgação nas Imediações.
  • Consideração: Cliques no site, Visualizações do vídeo, Alcance e frequência.
  • Conversões: Conversões no site, Anúncios dinâmicos no Instagram, Instalações do aplicativo móvel, Envolvimento com o aplicativo móvel.

Quando tiver um tempo disponível, clique em cada uma das opções para saber quais as configurações necessárias para cada tipo.

Dicas Para Criar Anúncios no Instagram

Para conferir as especificações com os tamanhos certos para cada um dos tipos de anúncio no Instagram clique aqui.

Além de seguir as especificações indicadas na central de ajuda da plataforma de anúncios, confira algumas dicas para criar anúncios de qualidade no Instagram.

  • Destaque sua marca.
  • Sempre utilize imagens e vídeos de qualidade.
  • Conte uma história.
  • Invista nos filtros e efeitos.
  • Tenha um tema fixo para cada campanha.

Qual o Melhor Tipo de Anúncio Para Minha Campanha?

Não existe uma resposta exata para esta pergunta, e você precisará realizar o máximo de testes possíveis. Um anúncio de imagem simples pode ser criativo, assim como o som pode fazer diferença num vídeo, e as configurações do Stories podem trazer mais benefícios em determinadas situações.

Enfim, seja como for as configurações e objetivos de suas campanhas, é necessário testar ao máximo as suas peças dentro dos tipos de anúncios.

Mensurando os Resultados de Suas Campanhas

Dizem que quando a campanha é boa nem é preciso mensurar, mas claro que não é bem assim. Para começar deve apresentar os resultados, e ainda tem o principal, que é colher insights e oportunidades de acordo com o desempenho de suas ações.

As métricas em seus relatórios são fundamentais para que tenha um norte nas suas próximas campanhas, mas só terá estas informações se documentar tudo. Portanto, de acordo com os objetivos e metas de suas campanhas, faça a mensuração de todos os seus resultados.

Já realizou campanhas no Instagram? Compartilhe um pouco da sua experiência com anúncios deixando um comentário.

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