Instagram Ads: Como Anunciar no Instagram (Guia Completo)

Instagram Ads: Como Anunciar no Instagram (Guia Completo)
Instagram Ads: Como Anunciar no Instagram (Guia Completo)
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Não existem segredos para iniciar no Instagram Ads. Utilizando sua conta no Gerenciador de Anúncios, no Facebook Business, basta configurar para que seus anúncios sejam publicados no Instagram. Vamos lhe mostrar passo a passo como fazer isso, mas antes vamos ver outros detalhes sobre a ferramenta de anúncios que você deve considerar sempre que for criar suas campanhas na rede social.

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Por ser uma espécie de extensão do Facebook é simples começar a promover seu negócio no Instagram, mas existem algumas particularidades. Por exemplo, mesmo tendo personas bem definidas, não quer dizer que sua audiência vai responder no Instagram da mesma maneira que no Facebook. Desta forma, no momento do planejamento, separe as ações entre as duas redes sociais. Isto é simples de fazer como iremos ver.

Porque Anunciar no Instagram

O Instagram é a rede social com maior crescimento de audiência, chegando a ser a única utilizada por diversas pessoas, que passam um bom tempo navegando. Percebe esta popularidade quando encontra perfis que seguem milhares de outros perfis mesmo sem ser seguido de volta. Trata-se de uma audiência mais engajada (não é por acaso que blogueiras e afins adoram a rede social). E ainda temos um item muito importante, que é o fato de que o público no Instagram tende a ser mais consumidor do que o público de outras redes sociais. Ou seja, para quem deseja expor seus produtos e vender é uma ótima oportunidade!

Iniciando no Instagram Ads

O planejamento de uma campanha de Instagram Ads segue as mesmas características de qualquer rede social, onde deve ter uma meta e os meios para conquistá-la, sempre com alguém gerenciando e monitorando para que tudo saia conforme o planejado. Depois de definir as características de sua campanha confira quais são os passos para anunciar no Instagram.

Conectando Facebook e Instagram

Quando migra para perfil de negócios no Instagram o mesmo é vinculado à uma página no Facebook e, portanto, já pode realizar os seus anúncios. Mas pode acontecer de precisar utilizar outra página para administrar seus anúncios. É o caso de quem administra muitas páginas, que precisam ser vinculadas com contas no Instagram. Neste caso, pode vincular sua página com o perfil no Instagram seguindo os seguintes passos:

Na sua página no Facebook clique em Configurações.

Depois clique na aba Instagram.

Clique no botão Entrar e siga os passos solicitados.

Criando Uma Campanha de Instagram Ads

Configurações da Campanha

Neste momento deve definir se a campanha do Instagram irá rodar em paralelo com o Facebook; qual o orçamento para cada rede social (grupo de anúncios); qual o formato das peças (anúncios); como será feito o monitoramento; e obviamente que é necessário traçar os objetivos da campanha, que pode inclusive estar sendo veiculada em outros canais.

Público-alvo

Dentro do público define suas personas e as principais características que devem ser focadas no momento de promover sua campanha. Normalmente a quantidade de personas é determinada pela complexidade da campanha. De qualquer forma, o ideal é não passar de quatro, pois pode precisar criar uma quantidade muito grande de anúncios.

Hashtags

Ponto fundamental, mas que ainda é ignorado por muitos gestores de mídias sociais. Todo projeto deve ter um banco de hashtags que pode ser alimentado sempre que houver uma nova campanha ou surgir algum tipo de necessidade.

Segmentação

Uma boa prática é criar diversos públicos, segmentando questões como faixa etária, interesses e localização. Nas configurações da sua campanha tenha bem definido qual será a segmentação. Lembrando que com a campanha rodando pode fazer alterações na sua segmentação, se acreditar que é preciso.

Orçamento e segmentação estão muito próximos, pois um pode determinar o outro. Nem sempre vamos ter a verba que gostaríamos, sendo necessário ajustar a segmentação de modo que a campanha não perca em qualidade. Então revise sempre revise sua segmentação para saber se a mesma está de acordo com o seu orçamento.

Tipos de Anúncios Para Instagram

Atualmente temos quatro tipos de anúncios no Instagram.

  • Fotos, que é o tradicional post ou imagem simples.
  • Vídeos, que também engloba os GIFs animados.
  • Carrossel, que é útil quando deseja promover uma galeria de imagens.
  • Stories, que é exibido entre as visualizações dos usuários.

Conforme as configurações da campanha, deve ser selecionado uma das opções dentro do Gerenciador de Anúncios:

  • Reconhecimento: Alcance, Alcance e frequência, Reconhecimento da marca, Divulgação nas Imediações.
  • Consideração: Cliques no site, Visualizações do vídeo, Alcance e frequência.
  • Conversões: Conversões no site, Anúncios dinâmicos no Instagram, Instalações do aplicativo móvel, Envolvimento com o aplicativo móvel.

Quando tiver um tempo disponível clique em cada uma das opções para saber quais as configurações necessárias para cada tipo.

Dicas Para Criar Anúncios no Instagram

No caso das imagens simples, pode utilizar os formatos: quadrado, paisagem e vertical; no caso dos vídeos, pode utilizar os formatos: quadrado e paisagem; no carrossel o formato é quadrado; no caso do Stories é carregado uma foto ou vídeo com até 15 segundos. Para conferir as especificações com os tamanhos certos para cada um dos tipos de anúncio clique aqui.

Além de seguir as especificações confira algumas dicas para criar anúncios com qualidade no Instagram.

  • Destaque sua marca.
  • Sempre utilize imagens e vídeos de qualidade.
  • Conte uma história.
  • Invista nos filtros e efeitos.
  • Tenha um tema fixo para cada campanha.
  • Os vídeos não podem ultrapassar 60 segundos.

Qual o melhor tipo de anúncio para minha campanha?

Não existe uma resposta exata e a verdade é que você precisa testar! Um anúncio de imagem simples pode ser criativo, assim como o som pode fazer diferença num vídeo, e as configurações do Stories podem trazer mais benefícios em determinadas situações. Então só resta testar ao máximo as suas peças dentro dos tipos de anúncios.

Mensurando Seus Resultados

Dizem que quando a campanha é boa nem é preciso mensurar! Mas claro que não é bem assim. Para começar deve apresentar os resultados. E ainda tem o principal, que é colher insights e oportunidades de acordo com o desempenho de suas ações. As métricas em seus relatórios são fundamentais para que tenha um norte nas suas próximas campanhas, mas só terá estas informações se documentar tudo. Portanto, de acordo com os objetivos e metas de sua campanha faça a mensuração de todos os seus resultados.

Já realiza campanhas no Instagram? Diga um pouco da sua experiência com anúncios deixando um comentário. Continue lendo o Social Ninja, seu blog com dicas sobre Marketing Digital.

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