Tipos de Publicação Para Facebook

São dois os motivos para você estar aqui. Ou porque precisa conhecer quais os tipos de publicação para Facebook; ou então porque precisa de algum tipo de inspiração para saber o que publicar na sua fan page.

Nossas dicas irão auxiliar nas duas situações acima, pois servem como inspiração para gestores de mídias sociais que estão começando, e por isso estão um pouco perdidos; da mesma maneira que funcionam para administradores de páginas que já não sabem mais o que publicar para manter a audiência interessada.

Então vamos lá, confira quais os tipos de publicação para Facebook seu empreendimento pode investir para impulsionar seu marketing na rede social.

Benefícios de Realizar Publicações no Facebook

Realizar publicações no Facebook oferece uma série de benefícios que podem ser valiosos para indivíduos e empresas que desejam aumentar sua presença digital, engajar seu público-alvo e alcançar seus objetivos de marketing.

Um dos principais benefícios é o alcance massivo que o Facebook proporciona, com mais de 2 bilhões de usuários ativos mensais em todo o mundo. Ou seja, as publicações têm o potencial de atingir uma ampla audiência e aumentar a visibilidade da marca ou do conteúdo compartilhado.

Além do alcance, o Facebook oferece ferramentas poderosas de segmentação que permitem direcionar suas publicações para públicos específicos com base em dados demográficos, interesses, comportamentos e localização geográfica. Essa segmentação possibilita alcançar as pessoas certas com o conteúdo certo, aumentando a relevância e a eficácia das publicações.

Outro benefício importante é o engajamento da comunidade. O Facebook é uma plataforma altamente interativa, onde as pessoas podem curtir, comentar, compartilhar e reagir às publicações; o que cria oportunidades para construir relacionamentos com o público, gerar conversas em torno da marca e aumentar a fidelidade dos clientes.

O Facebook oferece uma variedade de formatos de conteúdo, como texto, imagens, vídeos e enquetes, que permitem diversificar suas publicações e manter o interesse do público. Essa variedade de formatos também permite experimentar e descobrir quais tipos de conteúdo ressoam melhor com sua audiência.

Outro benefício importante das publicações no Facebook é a possibilidade de mensurar o desempenho do conteúdo por meio das ferramentas de análise da plataforma. Essa mensuração permite acompanhar métricas como alcance, engajamento, cliques e conversões, para entender o que está funcionando bem e onde podem ser feitas melhorias.

Por fim, o Facebook oferece oportunidades de publicidade paga que permitem ampliar ainda mais o alcance das publicações e alcançar públicos altamente segmentados. As opções de segmentação avançada, combinadas com os formatos de anúncio visualmente atraentes, tornam a publicidade no Facebook uma ferramenta poderosa para aumentar a visibilidade e o impacto das publicações.

Ao aproveitar os benefícios de realizar publicações no Facebook, as marcas e os indivíduos podem fortalecer sua presença digital, aumentar o engajamento do público e alcançar seus objetivos de marketing de forma eficaz.

Então vamos conferir quais são os principais tipos de publicação para Facebook.

Publicações Quando Possui Conteúdos

No caso de não ter problemas com a produção e já possuir conteúdos praticamente prontos, confira os tipos de publicação em que pode investir no Facebook.

Frases Motivacionais

Por ser o mais simples de ser produzido, as frases motivacionais e de citações são o tipo mais utilizado por páginas no Facebook. Ao criar seus templates pode produzir uma série de peças com frases motivacionais, para todos os tipos de ocasiões.

Posts do Seu Blog

A estratégia de criar e manter um blog ativo oferece uma série de benefícios, como a possibilidade de produzir publicações para alimentar a sua fan page. O interessante é que além de ser possível criar conteúdos educacionais e que orientem sua audiência, suas publicações podem gerar discussões e consequente engajamento.

Novidades do Mercado

Ter um feed com as notícias sobre o seu nicho de atuação é basicamente tudo que você precisa para realizar estas publicações. Esta é outra ótima maneira de atrair sua audiência e manter seu perfil ativo. Porém, sempre fique atento às fontes onde busca suas novidades, para que tenham procedência e qualidade.

Dicas Sobre Produtos

Criar dicas com a utilização de seus produtos na prática é uma excelente maneira de ser útil e ainda atrair uma boa audiência. Sempre que possível invista neste tipo de publicação, pois funciona como uma boa propaganda de seus produtos sem precisar ficar ofertando o tempo todo.

Demonstração de Seus Serviços

Um bom exemplo de demonstração de serviços é o de professores, que podem oferecer alguma aula ou lição grátis. É similar a apresentar os seus produtos, mas é mais voltada para o empreendedor que deseja oferecer uma amostra da sua metodologia de trabalho.

Bastidores da Empresa

Toda empresa que produz conteúdos sobre seus bastidores costuma ser bem aceita, além de ganhar uma certa credibilidade com os seus fãs. As pessoas gostam de saber sobre a rotina, ver a descontração dos funcionários e descobrir curiosidades sobre as marcas que seguem. Este tipo de publicação sempre gera um bom engajamento, principalmente por humanizar o empreendimento.

Depoimentos de Fãs

Um dos melhores conteúdos para vender é a prova social de clientes. Só isto já basta para investir nas publicações de depoimentos e outros conteúdos produzidos por iniciativa dos seus seguidores. Crie uma filosofia de sempre incentivar seus fãs a realizarem algum tipo de publicação deste tipo para que seja aproveitada na fan page.

Publicações Quando Faltar Conteúdos

Acontece e podemos ficar sem inspiração ou com poucas opções sobre o que publicar no Facebook. Nestas situações, pode recorrer aos tipos de publicação listados a seguir.

Datas Comemorativas e Eventos Especiais

Todo calendário de mídias sociais conta com datas comemorativas e de eventos que são interessantes para produzir alguma publicação. E o interessante deste tipo de estratégia é a facilidade de produção, pois um criativo com alguma frase ou citação pode ser o suficiente, o que é muito simples de produzir.

Tendências em Alta

Temas em alta servem para quando você estiver sem inspiração e precisando urgentemente de algum conteúdo para publicar. Basicamente recorre ao que está sendo bem comentado nos últimos dias, ou então ao que está nos trendings como um dos assuntos mais discutidos. Daí produz algo fazendo referência para aquele tópico.

Promoções e Descontos

A verdade é que nenhum empreendedor gosta de oferecer descontos. Porém, quando as alternativas estão se esgotando esta é uma boa maneira de manter seu perfil ativo. Só tenha cuidado para não acostumar sua audiência e fazer com que se interessem somente por descontos e ofertas, deixando de lado as outras opções.

Concursos e Sorteios

É preciso uma certa elaboração e planejamento, mas os concursos são uma opção de publicação que normalmente gera um bom engajamento, além de ser uma ótima maneira de conseguir mais seguidores. Só fica a ressalva de que deve realizar concursos que sejam pertinentes com os interesses de sua audiência.

Se gostou da ideia de realizar sorteios e deseja sortear algo, confira como fazer sorteios no Facebook.

Tipos de Publicação Para Facebook

Publicações Quando Faltar Inspiração

Em alguns momentos simplesmente não existem inspirações sobre o que publicar no Facebook, não é mesmo? Se isto acontecer com você, pode avaliar sobre a possibilidade de publicar de acordo com as próximas opções.

Perguntas Frequentes

Este tipo de publicação não costuma gerar um bom engajamento, mas não deixa de ser uma opção. Quando esta estratégia é bem executada, pode trazer benefícios como apresentar melhor os seus produtos e serviços.

Publicações Quando Estiver Complicado

Existem alguns tipos de publicação que normalmente não são recomendadas; mas se começou a complicar de verdade para você, pode analisar sobre a possibilidade de investir.

Humor

Quando falamos de negócios estamos pensando em vendas e dificilmente memes ou posts engraçados vão oferecer algum tipo de retorno financeiro. Portanto, no caso de estar realmente complicado para produzir os seus conteúdos, pode investir no humor (desde que seja relevante) para manter seu perfil ativo, mas não é uma prática recomendada. Principalmente porque corre o risco de perder credibilidade e posteriormente ter dificuldades no momento de vender.

Publicações Quando Tiver Recursos Para Produzir

Os próximos tipos de publicação para Facebook podem ser considerados mais elaborados e que vão demandar mais de quem estiver produzindo. Porém, são extremamente válidos e interessantes de serem produzidos.

Top Listas

A questão sobre listagens está na dificuldade de produzir algo realmente interessante e que dê um bom retorno em termos de engajamento.

Para criar uma lista top de verdade, será necessário investir um bom tempo na sua produção, e nem sempre sua publicação oferecerá um retorno satisfatório em relação ao investimento.

Não conseguir engajamento pode acontecer com qualquer tipo de publicação, mas a não ser que sempre tenha recursos para produzir, só é recomendado produzir publicações como esta quando tiver algum tipo de ocasião especial.

Gráficos e Pesquisas

Bastante semelhante com as listas, os gráficos e pesquisas demandam por um bom tempo de produção que de repente não lhe dará retorno. Porém, se o seu negócio tiver algum tipo de afinidade com este tipo de conteúdo pode realizar algumas publicações de gráficos e pesquisas.

Fatos Históricos

Negócios com apelo local podem aproveitar de fatos históricos relacionados a região de atuação para produzir publicações. No caso do conteúdo a ser produzido ser muito extenso, pode realizar uma postagem no seu blog e criar diversas peças para publicação no Facebook, que tenham por objetivo gerar tráfego para o seu site.

Publicações Quando já Tiver Feito de Tudo

Como a principal ideia das publicações é manter o seu perfil ativo, em alguns momentos simplesmente terá que recorrer a alguns tipos de postagens que podem ser consideradas fracas em termos de conteúdo e em capacidade de gerar engajamento, infelizmente.

Discussões

Uma discussão ou uma simples pergunta pode perder o controle, então é o tipo de publicação que deve ser evitada. Mas quando houver algo pertinente e interessante a ser discutido, pode apresentar bons resultados para sua página. A questão é só ficar atento para realizar a moderação dos comentários.

Qual Legenda?

Solicitar legendas é outro tipo de publicação que indica um esgotamento de ideias e que normalmente não obtém resultados produtivos. De qualquer forma, se estiver com uma ideia que pode ser favorável vale a pena a tentativa.

Complete a Frase

Só realize este tipo de publicação se depois que completarem a sua frase acontecer algo interessante. No mais não faz sentido, uma vez que estamos falando de um perfil que tem por objetivo realizar negócios e até impulsionar as vendas.

Publicações Quando For Viável

Seguindo com os nossos tipos de publicações para Facebook, iniciar parcerias e realizar publicações de outros editores pode ser interessante para a popularidade de sua página; então pode ser interessante investir neste tipo de publicação.

Posts de Outras Páginas

Existe uma recomendação de publicar conteúdos de outras páginas, que sejam relevantes para sua audiência, certo? Mas antes de adotar esta boa prática, porque você mesmo não produz as suas publicações? Enfim, é interessante só considerar este tipo de publicação quando for algo realmente importante, como algum tipo de publicação exclusiva na sua área. De outro modo, sempre invista na produção de todos os seus conteúdos.

Publicações Quando Tiver Recursos Financeiros

Atualmente o custo da produção de vídeos, por exemplo, está bem mais em conta do que já foi há alguns anos atrás. Mas a questão dos próximos tipos de publicação é pensar a médio prazo, e não na produção de apenas algumas postagens.

Vídeos Curtos

Os vídeos curtos devem ser bem elaborados, com roteiro e demais detalhes, o que acresce e dificulta a produção. E um detalhe importante é que não pode publicar hoje e ficar um longo período sem produzir e publicar novos vídeos. Então deve ser algo bem planejado e com boas garantias de que sua audiência irá curtir.

Enfim, caso consiga realizar a produção de diversos vídeos vale a pena, pois é o tipo de conteúdo bastante valorizado pelo próprio Facebook, que aumenta o alcance deste tipo de publicação naturalmente.

Websérie

Falando em produção de vídeos, produzir uma websérie pode trazer benefícios grandiosos para o seu negócio.

Se perceber que a sua audiência se encaixa no perfil de quem curte seriados e afins, pode desenvolver temporadas de webséries com alguns episódios.

Uma das vantagens da websérie em relação aos vídeos curtos é que pode produzir uma temporada por ano tranquilamente. Isto quer dizer que terá um descanso por alguns meses entre uma temporada e outra.

Outro ponto interessante das webséries é a possibilidade de conseguir patrocínios que possibilitem a produção dos episódios com maior qualidade. Isto é ótimo para atrair parceiros de negócio, além de aumentar o alcance de seu projeto.

Para completar, o público que curte este tipo de conteúdo tende a ser mais engajado, acompanhando todos os episódios. Ou seja, este tipo de publicação normalmente gera mais engajamento do que o normal.

Colaboração Com Influenciadores

Investir em digital influencers pode ser uma ótima maneira de promover os seus produtos e serviços.

Depois de um grande impacto há alguns anos, as ações com influenciadores atualmente estão um pouco saturadas, por assim dizer. Mas vale muito a pena considerar este tipo de publicação se a sua audiência se identificar com influencers em geral. Por exemplo, se perceber que os seguidores de sua página curtem influenciadores, pode procurar influencers para apresentar as suas campanhas.

O investimento neste marketing com influenciadores pode ser um pouco acima do habitual, mas com um planejamento bem elaborado consegue avaliar se é interessante para seu empreendimento.

Como Medir o Engajamento de Publicações no Facebook

Medir o engajamento de publicações no Facebook é crucial para entender como sua audiência interage com o conteúdo que você compartilha, identificar o que está funcionando bem e onde podem ser feitas melhorias. Confira como medir o engajamento de publicações no Facebook.

Métricas de Engajamento

O Facebook oferece uma série de métricas que podem ser utilizadas para medir o engajamento das suas publicações. Essas métricas incluem curtidas, comentários, compartilhamentos, reações (como “Curtir”, “Amei”, “Haha”, “Uau”, “Triste” e “Grr”) e cliques no conteúdo. Ao analisar essas métricas, você pode entender como sua audiência está interagindo com suas publicações e o tipo de conteúdo que gera mais engajamento.

Use o Facebook Insights

O Facebook Insights é uma ferramenta gratuita que fornece análises detalhadas sobre o desempenho das suas publicações. Ele oferece métricas de engajamento, alcance, impressões, cliques e muito mais. Acesse o Insights da sua página do Facebook e navegue pela seção de publicações para visualizar métricas específicas de cada post, incluindo o número de curtidas, comentários e compartilhamentos.

Compare o Desempenho de Diferentes Publicações

Compare o desempenho de diferentes publicações para identificar padrões e tendências de comportamento. Observe quais tipos de conteúdo geram mais engajamento e quais temas ou formatos têm menor desempenho. Essa comparação ajudará você a entender melhor as preferências da sua audiência e ajustar sua estratégia de conteúdo conforme necessário.

Tempo e a Frequência Das Publicações

Avalie o tempo e a frequência das suas publicações para determinar o melhor momento para alcançar sua audiência. Analise se há padrões de engajamento em determinados horários ou dias da semana e ajuste sua programação de publicação de acordo. Teste diferentes horários e frequências para descobrir o que funciona melhor para sua audiência.

Monitore Comentários e Reações

Além de analisar as métricas quantitativas, é importante também monitorar os comentários e reações nas suas publicações. Leia os comentários dos usuários, responda a perguntas e interaja com sua audiência. As reações e comentários fornecem insights valiosos sobre o sentimento e a percepção do seu público em relação ao seu conteúdo.

Use Links Rastreáveis

Ao compartilhar links nas suas publicações, utilize links rastreáveis para acompanhar o tráfego gerado a partir do Facebook. Ferramentas como o Google Analytics permitem criar links rastreáveis que fornecem informações detalhadas sobre o comportamento dos usuários após clicarem nos seus links. Essa prática ajudará a entender o impacto das suas publicações no tráfego do site e nas conversões.

Experimente e Aprenda

Experimente diferentes tipos de conteúdo, formatos, horários de publicação e estratégias para ver o que gera o melhor engajamento da sua audiência. Aprenda com os resultados das suas experiências e ajuste sua estratégia com base nos insights obtidos.

Ao seguir esses passos e práticas recomendadas, você poderá medir eficazmente o engajamento das suas publicações no Facebook, entender melhor sua audiência e otimizar sua estratégia de conteúdo para maximizar o engajamento e alcançar seus objetivos de marketing.

Com certeza manter um perfil atualizado no Facebook é essencial para maximizar a presença digital da empresa, estabelecer uma conexão contínua com a audiência e aproveitar os benefícios do marketing nas redes sociais.

E então, qual o tipo de publicação para Facebook que você considera ideal para o seu negócio? Se quiser, você pode deixar um comentário e compartilhar sua experiência com outros gestores que acompanham o Blog da Social Ninja, Agência de Lançamentos Digitais.

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Avatar: Léo de Souza

Léo de Souza

Professional Blogger | SEO Expert | WordPress Developer