Como Criar Um Canal Incrível no YouTube

Não faltam ótimos motivos para ter um canal no YouTube. O segundo maior buscador do mundo (atrás apenas do próprio Google) é uma excelente vitrine para profissionais impulsionarem negócios e realizarem mais vendas.

A dinâmica do YouTube também favorece aos que conseguem produzir conteúdo para gerar tráfego. Se estiver interessado em incluir uma estratégia que utiliza da produção de vídeos, confira como otimizar seu canal, aumentar o alcance de suas publicações e conquistar mais assinantes (inscritos) para o seu canal no YouTube.

Motivos Para Investir Num Canal no YouTube

Investir em um canal no YouTube pode trazer uma série de benefícios para sua empresa ou marca. O YouTube é a segunda plataforma de busca mais usada no mundo, com bilhões de usuários ativos mensais. Ter um canal no YouTube permite que você alcance um público vasto e diversificado em todo o mundo. Isso oferece a oportunidade de aumentar a visibilidade da sua marca e expandir sua base de clientes.

O YouTube é uma plataforma de vídeo, o que significa que você pode criar conteúdo visualmente atraente e envolvente. Os vídeos permitem transmitir mensagens de forma mais impactante e atrativa, o que pode ajudar a captar a atenção do público e gerar engajamento.

Um canal no YouTube pode ser um componente valioso dentro de sua estratégia de marketing digital. Você pode criar conteúdo que seja relevante para seu público-alvo, oferecer tutoriais, demonstrações de produtos, entrevistas e muito mais. Os vídeos também podem ser incorporados em seu site (ou blog) e compartilhados em outras redes sociais, ampliando ainda mais seu alcance.

Os vídeos no YouTube permitem que você mostre a personalidade da sua marca, demonstre conhecimento e estabeleça uma relação mais próxima e autêntica com os espectadores. Os comentários e interações no canal também permitem que você se envolva em conversas com seu público.

É possível monetizar seu canal no YouTube por meio do programa de parcerias da plataforma de vídeos. Se você atender aos requisitos estabelecidos pelo YouTube, como ter um número mínimo de inscritos e horas de visualização, poderá exibir anúncios em seus vídeos e gerar receita com base nos anúncios exibidos ou no engajamento dos espectadores.

O YouTube fornece ferramentas de análise robustas para acompanhar o desempenho do seu canal. Você pode acessar métricas como visualizações, tempo de exibição, inscritos, engajamento e demografia do público. Essas informações são valiosas para entender o desempenho do seu conteúdo, identificar tendências e ajustar sua estratégia conforme necessário.

O YouTube é uma plataforma social onde você pode se conectar com outros criadores de conteúdo e marcas. Isso abre portas para parcerias, colaborações e participação em programas e eventos especiais. Essas parcerias podem ajudar a ampliar seu alcance, atrair novos públicos e fortalecer sua credibilidade no mercado.

Como Criar Um Canal Incrível no YouTube

Iniciando Seu Canal no YouTube

Antes de colocar a mão na massa, é importante deixar claro que se faz necessário ter um comprometimento em produzir conteúdos originais e atraentes. Portanto, preze sempre pela qualidade desde o momento da pesquisa até a conclusão dos seus vídeos.

Garanta uma boa quantidade de temas ou pautas para manter o canal ativo. Lembrando que a regularidade é um dos principais fatores para um canal ter sucesso no YouTube.

Caso ainda não saiba como fazer upload de vídeos para o YouTube, clique aqui e confira como realizar esta tarefa, inclusive do seu smartphone. Mas caso já conheça os macetes, vamos conferir todas as dicas para fazer do seu canal um sucesso no YouTube.

Faça Pesquisas

Todo projeto começa pela realização de pesquisas. Portanto, faça um estudo com as principais palavras-chave, que vão servir para os títulos, descrições e tags dos seus vídeos.

Para produzir conteúdos relevantes, é fundamental entender os interesses de seu público-alvo, então pesquise um pouco do comportamento de sua audiência para saber quais devem ser os tipos de vídeos mais atraentes de se produzir.

Confira o que seus concorrentes estão fazendo, incluindo o tipo de linguagem, estilo dos vídeos, divulgação e principalmente a reação dos usuários.

É importante incluir tags em todos os seus vídeos. Portanto, é recomendado ter um banco de tags com os termos que podem ser utilizados nos seus vídeos.

Uma excelente dica é a de criar uma planilha e fazer a nutrição com as principais palavras de sua pesquisa.

Checklist Pesquisa

  • Palavras-chave
  • Público-alvo
  • Concorrentes
  • Banco de tags

Arte e Design

Depois de escolher um nome, desenvolva as artes de seu canal no YouTube com a capa e ícones. Além da criatividade também vale um pouco de pesquisa sobre o que o público pode achar mais interessante ou simplesmente mais atraente.

Para ajudar, confira o tamanho das imagens e vídeos para YouTube. Sendo que o YouTube conta com uma particularidade de ter recomendações de tamanhos diferentes para Desktop, TV, Tablet e Celulares.

É interessante produzir as suas miniaturas de vídeos, ou simplesmente thumbnails. Para conferir mais detalhes sobre a produção destas imagens clique aqui.

Outro ponto bem legal é ter uma marca d’água para incluir em todos os seus vídeos no botão de inscrição. Para conferir como incluir suas marcas d’água, clique aqui e siga as instruções.

Checklist Arte e Design

  • Ícone
  • Capas
  • Miniaturas
  • Marca d’água

Produção de Conteúdos

Depois que o vídeo estiver pronto, nomeie o arquivo de maneira amigável, descrevendo o conteúdo do mesmo. Seguindo a mesma ideia de ser amigável e descritivo, crie um bom título, descrição e defina bem as suas tags.

Continuando sobre a produção de conteúdos, confira mais recomendações abaixo.

  • Faça a transcrição do conteúdo e insira abaixo da descrição.
  • Inclua o texto padrão de rodapé, que deve ser produzido previamente para ser incluído em todas as produções.
  • Adicione a miniatura de seus vídeos.
  • Habilite e adicione suas legendas.

No caso de seu vídeo ter ficado um pouco longo, é legal incluir links para os minutos mais importantes. Para fazer isso, depois que subir o vídeo copie a sua url, acrescente #t=XmYs no final, sendo que X é o tempo em minutos e Y em segundos. Daí basta colar o link (ou links) na descrição ou nos comentários.

No seu texto de descrição sempre incentive para que se inscrevam no seu canal e possam receber notificação sobre novos vídeos publicados.

Checklist Produção de Conteúdos

  • Nomeação do arquivo
  • Título, descrição e tags
  • Transcrição
  • Texto de rodapé
  • Thumbnail
  • Legendas
  • Link tempo exato

Formatação de Conteúdos

Confira algumas formatações ou otimizações que você pode realizar em seu canal no YouTube.

  • Faça uma boa descrição para a seção Sobre do canal.
  • Inclua todos os seus links sociais e o endereço de seu site.
  • Defina as configurações para comentários e discussões.
  • Para apresentação do canal selecione um vídeo para trailer que ficará destacado no início.
  • Para organização ordene seus vídeos por seção e crie playlists.
  • Defina a url personalizada do seu canal.

Por fim, siga outros canais como maneira de indicação, deixando os mesmos destacados no seu canal. Isto é legal para atrair um público relevante de outros canais.

Checklist Formatação

  • Texto Sobre
  • Links sociais e urls
  • Configuração discussões
  • Trailer
  • Seções e Playlists
  • Url personalizada
  • Outros canais

Oportunidades e Extras

Depois de um tempo e de ter adquirido alguma autoridade, você pode verificar o seu canal no YouTube; e para saber como fazer isso clique aqui. E não se esqueça de habilitar os anúncios em seus vídeos se tiver a intenção de monetizar seu canal.

Checklist Extras

  • Verificação
  • Anúncios

Divulgando Seu Canal no YouTube

Divulgando Seu Canal no YouTube

Como o seu objetivo é o de alcançar o maior número de pessoas e realmente ter uma audiência, compartilhe seus vídeos no máximo de canais disponíveis.

Uma dica bacana é ter uma lista com os sites e as redes sociais (páginas e comunidades) onde pode compartilhar os links dos seus vídeos.

Se for viável, e não for incomodar, envie o link para amigos e grupos no WhatsApp.

No caso de ter verba disponível para investimento, desenvolva campanhas e faça anúncios de seus vídeos mais relevantes, pois pode ser uma ótima investida para alcançar mais pessoas e aumentar a sua audiência.

Checklist Divulgação

  • Canais
  • Anúncios

Monitore as Métricas do Seu Canal no YouTube

Todo canal que se preze acompanha suas principais métricas, que são importantes para ter um feedback, além de apresentar dicas e insights que podem ser importantes nas suas investidas no YouTube.

Entre os principais indicadores de um canal no YouTube temos inscritos, visualizações, curtidas, comentários, compartilhamentos e incorporações.

Checklist Métricas

  • Inscritos
  • Visualizações
  • Curtidas
  • Comentários
  • Compartilhamentos e Incorporações

Como Gerar Tráfego Com Seu Canal no YouTube

Todas as dicas deste guia têm por intenção justamente fazer com que consiga gerar o máximo de tráfego através de seus vídeos no YouTube; mas existem algumas dicas que podem impulsionar ainda mais o alcance de seu canal no YouTube, conforme nossa lista abaixo.

  • Seja regular: além de ser recomendado gravar e subir vídeos regularmente, é interessante fazer isso o máximo de vezes possível por semana. Sempre lembrando que a qualidade é importante, então não adianta publicar diariamente se o conteúdo não for atraente.
  • Interaja com o público: dentro do possível, responda comentários e faça uma interação com sua audiência. Confira como postar e interagir com comentários.
  • Descreva bem: inclua textos bem descritivos e não economize no momento de escrever, por mais que a inspiração esteja baixa.
  • Recomende outros vídeos: no final da exibição de um vídeo indique outros vídeos do seu canal.
  • Integre ao máximo: um blog é perfeito para realizar integrações, pois pode incorporar vídeos no conteúdo de suas publicações, reforçando a relevância do vídeo. E ainda pode incentivar a divulgação (compartilhamentos) daquele conteúdo.

É um pouco ousado, mas pode comentar em vídeos de outros canais com a intenção de atrair pessoas para o seu canal. Porém, no caso de fazer isso, seja pertinente e comente algo relevante sobre o vídeo, para não passar a impressão de spammer.

Como Promover um Canal no YouTube

Criar uma campanha eficaz para promover um canal no YouTube envolve várias etapas estratégicas, desde a definição do público-alvo até a execução de táticas de marketing digital. Abaixo está um guia para ajudá-lo a criar e implementar uma campanha de promoção bem-sucedida:

Definição de Objetivos

Estabeleça Metas Claras: Determine o que você deseja alcançar com a campanha. Alguns exemplos de objetivos podem incluir:

  • Aumentar o número de inscritos.
  • Aumentar o engajamento (curtidas, comentários, compartilhamentos).
  • Aumentar as visualizações de vídeos específicos.
  • Melhorar o reconhecimento da marca do canal.

Metas SMART: Garanta que os seus objetivos sejam SMART (Específicos, Mensuráveis, Atingíveis, Relevantes e com Prazo).

Identificação do Público-Alvo

Demografia: Identifique a faixa etária, gênero, localização, idioma e interesses do seu público-alvo.

Comportamento Online: Entenda onde seu público passa o tempo online, quais plataformas de mídia social usam, quais tipos de conteúdo consomem e que problemas ou necessidades eles têm.

Análise da Concorrência: Estude outros canais no mesmo nicho para entender quem é o público deles e como eles interagem com o conteúdo.

Criação de Conteúdo Otimizado

Planejamento de Conteúdo: Desenvolva um calendário de conteúdo que inclua tipos variados de vídeos, como tutoriais, vlogs, entrevistas, resenhas, entre outros tipos de produção.

SEO Para YouTube:

  • Palavras-Chave: Use ferramentas como o Google Keyword Planner para identificar palavras-chave relevantes para o seu nicho.
  • Títulos e Descrições: Crie títulos atraentes e descritivos que incluam palavras-chave principais. Escreva descrições detalhadas e inclua links úteis, como para redes sociais ou seu site.
  • Tags: Use tags relevantes para melhorar a descoberta dos vídeos.

Miniaturas Personalizadas: Crie miniaturas atraentes e profissionais, que incentivem os usuários a clicar no vídeo. Use textos curtos e visuais impactantes.

Chamadas Para Ação (CTA): Inclua CTAs nos vídeos, como pedir para se inscrever, curtir o vídeo, comentar ou clicar em um link na descrição.

Promoção do Canal nas Redes Sociais

Plataformas: Escolha plataformas de redes sociais onde seu público-alvo está ativo, como Instagram, Facebook, TikTok, Twitter, entre outras plataformas sociais.

Criação de Conteúdo Para Redes Sociais:

  • Clipes Promocionais: Crie trechos curtos e interessantes de seus vídeos para compartilhar nas redes sociais.
  • Postagens Teaser: Anuncie vídeos futuros ou eventos no canal através de postagens criativas.
  • Histórias e Reels: Use histórias (Stories) e reels para promover novos vídeos de uma forma mais informal e engajadora.

Interação Com a Comunidade: Responda aos comentários e mensagens nas redes sociais para construir uma relação com seus seguidores.

Colaborações e Parcerias

Parcerias Com Influenciadores: Identifique influenciadores ou outros YouTubers no seu nicho e explore a possibilidade de colaborações, como vídeos conjuntos, menções, ou trocas de links.

Aparições em Outros Canais: Participe de podcasts, entrevistas ou vídeos em outros canais para alcançar novos públicos.

Concursos e Desafios: Lance concursos ou desafios em parceria com outros criadores para gerar engajamento e aumentar a visibilidade do canal.

Uso de Anúncios Pagos

Google Ads para YouTube:

  • Anúncios TrueView: Esses anúncios permitem que os usuários pulem o anúncio após 5 segundos. Pague apenas quando alguém assistir ao vídeo por 30 segundos ou mais.
  • Discovery Ads: Anúncios que aparecem nos resultados de pesquisa do YouTube, na página inicial e ao lado de vídeos relacionados.

Segmentação:

  • Demográfica: Segmente por idade, gênero, localização e interesses.
  • Por Palavras-Chave: Alvo de anúncios com base em palavras-chave relacionadas ao seu nicho.
  • Público Personalizado: Use listas de remarketing para alcançar usuários que já interagiram com o seu canal ou site.

Orçamento e Lances: Defina um orçamento diário ou total e configure lances automáticos ou manuais para controlar quanto você paga por visualização ou clique.

Campanhas de Email Marketing

Lista de E-mails: Construa e mantenha uma lista de e-mails com assinantes que têm interesse no seu conteúdo.

Boletins Informativos: Envie newsletters regulares com novidades do canal, links para vídeos recentes e conteúdo exclusivo.

Automação de E-mails: Use automação para enviar e-mails de boas-vindas, lembretes de novos vídeos e recomendações personalizadas com base nos interesses dos assinantes.

Engajamento com a Comunidade

Comentários e Feedback: Incentive os espectadores a deixarem comentários e dê respostas ativas para criar um senso de comunidade.

Lives ou Q+A: Faça transmissões ao vivo para interagir diretamente com os seguidores. Responda a perguntas e discuta tópicos de interesse.

Criação de Comunidades: Utilize a aba “Comunidade” do YouTube para postar enquetes, imagens e atualizações que mantenham o público engajado entre os uploads de vídeos.

Monitoramento e Análise de Resultados

YouTube Analytics: Acompanhe métricas importantes como:

  • Visualizações: Número total de visualizações.
  • Tempo de Exibição: Quanto tempo os espectadores estão assistindo seus vídeos.
  • Taxa de Cliques (CTR): Percentual de pessoas que clicam nas suas miniaturas.
  • Engajamento: Curtidas, compartilhamentos, comentários e inscrições.

Ajuste da Estratégia: Baseie-se nos dados coletados para otimizar futuros vídeos e campanhas. Identifique o que está funcionando e faça mais disso; altere ou elimine estratégias menos eficazes.

SEO e Otimização Contínua

Melhoria Contínua: Atualize regularmente os títulos, descrições e tags dos vídeos antigos para mantê-los otimizados e relevantes.

Link Building: Construa links para seus vídeos e para o canal; em blogs, fóruns e outros sites relevantes.

Atualizações e Conteúdo Recorrente: Revise e atualize conteúdo antigo com novas informações ou melhorias na produção, mantendo-o relevante e otimizado para os motores de busca.

Criar um Cronograma e Seguir um Calendário de Publicação

Frequência de Postagem: Determine a frequência de postagem que você pode manter consistentemente (por exemplo, vídeos semanais).

Calendário Editorial: Planeje o conteúdo com antecedência e mantenha um calendário editorial para garantir que os vídeos sejam lançados regularmente.

Eventos e Datas Importantes: Sincronize lançamentos de vídeos com eventos importantes ou datas especiais que sejam relevantes para o seu público.

Feedback e Ajustes Finais

Pesquisa Com o Público: Pergunte diretamente aos seus seguidores o que eles gostariam de ver no canal ou como você pode melhorar o conteúdo.

Ajustes Baseados no Feedback: Esteja disposto a fazer ajustes com base no feedback para atender melhor às necessidades e preferências do seu público.

Fidelização e Retenção de Público

Conteúdo Exclusivo Para Inscritos: Ofereça conteúdo exclusivo ou antecipado para inscritos, incentivando mais pessoas a se inscreverem e permanecerem ativas.

Interação Regular: Continue a interagir regularmente com o público mesmo após a campanha, para manter o engajamento e a fidelidade dos inscritos.

Análise Pós-Campanha

Avaliação dos Resultados: Após o término da campanha, analise os dados para avaliar o sucesso da mesma. Compare os resultados com os objetivos estabelecidos.

Relatório de Desempenho: Crie um relatório detalhado que inclua as métricas principais, como o crescimento de inscritos, aumento de visualizações e engajamento.

Lições Aprendidas: Identifique o que funcionou bem e o que pode ser melhorado em futuras campanhas.

Planejamento de Próximas Campanhas

Iteração: Use as lições aprendidas para planejar e implementar campanhas futuras ainda mais eficazes.

Continuidade: Considere campanhas contínuas ou em série para manter o crescimento do canal ao longo do tempo.

Seguindo este guia que apresentamos, você estará apto para criar e executar uma campanha de marketing digital bem-sucedida para promover seu canal no YouTube, atraindo mais inscritos, aumentando o engajamento e alcançando seus objetivos de crescimento.

Criação de Canal no YouTube

Para completar este incrível guia de como criar um canal no YouTube, nossa dica é a de não ser o faz tudo do seu canal. É isso mesmo, não é interessante ser responsável por todas as tarefas, pois acaba impactando negativamente na criatividade, o que pode ser prejudicial.

Sabe aquela questão de quem escreve não deve ser a mesma pessoa que corrige? É mais ou menos isso. E portanto é bacana que tenha outros profissionais lhe auxiliando, seja para editar os vídeos ou escrever os textos, por exemplo.

É importante ressaltar que criar e manter um canal de sucesso no YouTube requer tempo, esforço e dedicação. É fundamental que saiba como planejar e produzir conteúdo de qualidade, otimizar os vídeos para os mecanismos de busca, promover seu canal e se envolver ativamente com seu público.

Esperamos que tenha curtido e siga nossas recomendações no momento de criar o seu canal no YouTube. Se quiser, você pode deixar um comentário e compartilhar sua experiência com outros gestores que acompanham o Blog da Social Ninja, Agência de Lançamentos Digitais.

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Avatar: Léo de Souza

Léo de Souza

Professional Blogger | SEO Expert | WordPress Developer