Guia Básico Para Wordpress

Guia Básico Para WordPress

O WordPress se tornou popular pela sua versatilidade, pois pode ser utilizado para blogs, sites institucionais e até mesmo lojas virtuais. Outro ponto é a sua facilidade para manutenção e de adicionar funcionalidades, através de plugins. Com isto o WordPress vem sendo utilizado em diversos projetos. Porém, ainda existem algumas pessoas que ficam um pouco perdidas no momento de atualizar o conteúdo de suas páginas. Para ajudar nesta tarefa vamos listar algumas dicas neste pequeno guia para WordPress.

A ideia deste guia é ajudar aqueles que precisam manter sua instalação do CMS (inglês: Content Management System, traduzido: Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) em ordem e todas as suas páginas atualizadas e disponíveis normalmente. Então vamos ver algumas dicas e entender melhor sobre o WordPress.

O Que é o WordPress?

Para os que estão tendo o primeiro contato possam entender melhor, o WordPress é um gerenciador de conteúdo gratuito. Muito utilizado por oferecer uma série de funcionalidades interessantes, como um editor visual que permite publicar e gerenciar o conteúdo de suas páginas sem necessidade de codificação. E ainda conta com uma série de temas, podendo o administrador mudar o visual de todo o site em poucos minutos. Estes detalhes facilitam bastante a vida de quem for gerenciar o site.

Por Onde Começar?

Normalmente o serviço de hospedagem disponibiliza o WordPress através de algum tipo de instalador (wizard) e basta seguir os passos para instalar. Se for um usuário mais avançado, pode acessar o site oficial, baixar a última versão, fazer upload por FTP e depois instalar conforme queira. Com o WordPress instalado é hora de escolher um tema para seu projeto.

No momento de instalar terá uma opção sobre permitir a indexação pelos mecanismos de busca. No caso de estar interessado em testar antes de colocar seu site no ar é recomendado que você deixe bloqueado. Porém, quando for publicar a primeira coisa que deve fazer é habilitar o acesso pelos mecanismos de busca.

Visibilidade Mecanismos de Busca

Escolhendo um Tema WordPress

Podendo também ser chamado de template, o tema é que irá definir o layout ou design de suas páginas. Existem milhares de temas gratuitos disponíveis. É interessante buscar no diretório oficial por temas relacionados com o segmento de seu projeto, podendo filtrar por categoria. Preparamos um pequeno guia com dicas para escolher um tema WordPress que pode verificar antes de procurar o seu.

Blog Checklist

Caso precise de ajuda com a otimização de seu tema confira o Blog Checklist, um e-book com mais de 100 itens que devem ser checados no momento de criar o seu blog. Vale a pena, pois no conteúdo vai descobrir tudo que deve checar desde o início do projeto até depois de pronto, no momento da realizar a sua divulgação.

Plugins

A ideia dos plugins é dar uma turbinada no WordPress adicionando módulos com funções úteis e que podem fazer muita diferença em termos de visibilidade e desempenho do seu site. Confira alguns dos plugins essenciais para WordPress, pois ajuda a descobrir funções interessantes e até mesmo necessárias.

Depois de selecionar e instalar os plugins é hora de começar a publicar. Então vamos ver como funcionam as publicações no WordPress.

Post x Página

Posts x Páginas

Resumidamente podemos dizer que post são para publicações no formato blog (artigos) e páginas têm uma finalidade mais institucional, como páginas de contato, serviços, entre outras normalmente utilizadas por empresas. Mais à frente entenderá melhor a diferença entre os dois tipos de publicação.

Publicando Seu Primeiro Post

Adicionar Novo Post

Na instalação padrão do WordPress um post (olá, mundo!) e uma página (página de exemplo) serão publicados. Estas duas publicações padrão são interessantes para treinar, pois pode modificar e aprender visualizando suas alterações. Depois que entender pode mover para a lixeira ou editar os mesmos (não esqueça de atualizar o endereço das urls!).

Para adicionar uma nova publicação não terá muitos segredos e os passos são simples: um título, conteúdo (texto, imagens, vídeos, etc.) e categoria são suficientes para fazer a publicação de um post.

Depois que fizer suas publicações e colocar no ar é hora de definir como será a navegação.

Menu Principal

Menus WordPress

Um layout pode ter vários menus (primário, secundário, etc.) e deve conferir nas opções do tema o seu funcionamento e como adiciona itens no menu. Quando faz esta seleção consegue entender melhor a diferença entre páginas e posts. Normalmente um menu conta com as páginas principais e as categorias, mas é possível personalizar e incluir posts e até mesmo links externos. Lembrando que os menus podem ter subitens, funcionando como dropdown.

Atualizando Seu WordPress

É importante manter todos os elementos do seu site (WordPress e plugins) atualizados, inclusive por questões de segurança (reduzir riscos de invasão entre outros problemas). Crie o hábito ou rotina de sempre conferir se está tudo atualizado e funcionando normalmente. Em alguns casos, dependendo do serviço de hospedagem, as atualizações podem ser automáticas, mas não deixe de fazer uma checagem periódica.

Atualizações WordPress

Área de Atualizações

Ao acessar a área de atualizações o WordPress irá exibir tudo que está com novas versões disponíveis. Num cenário ideal tudo deve estar atualizado e rodando com a versão mais recente, mas na prática deve ficar atento para alguns pontos como incompatibilidade. Nem sempre uma versão de plugin será compatível com a sua versão do WordPress, então deve conferir para saber se não existem riscos.

Se na lista de plugins desatualizados tiver algum que não está usando considere excluir o mesmo, pois está apenas ocupando espaço. Se não estiver se sentindo seguro também pode fazer o backup dos arquivos do plugin. Em caso de dúvidas sobre como fazer isso consulte o suporte da sua hospedagem.

Tema-Filho

Estamos falando de atualizações, e a melhor maneira de manter seu WordPress atualizado é criar um tema-filho. É normal precisar realizar alterações no tema utilizado. Porém, quando o mesmo for atualizado pode perder as suas modificações. Então, para garantir que não terá problemas, é necessário criar um tema-filho para salvar todos os arquivos editados. Não deixe de checar com o programador de seu site se o mesmo trabalha desta forma.

Moderando os Comentários

É altamente recomendado que todos os comentários nas publicações (posts ou páginas) precisem ser aprovados previamente, não sendo publicados sem aprovação manual do moderador. Normalmente receberá notificação sobre todos os comentários, mas é bom reforçar que os mesmos precisam estar moderados (aprovados ou não) através da seção de comentários.

Fazendo a Manutenção de Seu Projeto

Modificando Suas Páginas

O processo de manutenção de suas páginas é muito simples e basta acessar as mesmas, fazer as modificações, visualizar as alterações e se estiver Ok atualizar. A única ressalva é quando for criar uma nova página, pois deve se lembrar de adicioná-la no menu.

Trocando o Seu Tema

Depois de um tempo pode ficar insatisfeito com o seu tema e resolver utilizar outro. É importante lembrar que ao trocar uma tema o mesmo não necessariamente irá herdar as configurações do anterior. Então precisa testar para visualizar o novo layout, para saber se não terá quebras e outros problemas. De qualquer forma, existem plugins que auxiliam nestas migrações, ajudando a redimensionar imagens e outras questões que envolvem o layout.

Concluindo

O WordPress é realmente uma solução muito interessante. Mesmo que já possua um site vale a pena considerar utilizar a plataforma numa próxima atualização. Esperamos que tenha gostado deste pequeno guia para WordPress e que o conteúdo tenha lhe sido útil. Continue lendo o conteúdo de nosso blog para conferir mais dicas como esta. E se precisar de alguma solução não hesite em pedir ajuda através de nossa consultoria de marketing digital.

Avaliação: 5.0/5. De 1 avaliação.
Aguarde...

Talvez Você Goste

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *