
O WordPress se tornou popular pela sua versatilidade, pois pode ser utilizado para blogs, sites institucionais e até mesmo lojas virtuais. Outro ponto interessante é a sua facilidade para manutenção, além da possibilidade de adicionar funcionalidades, através de plugins.
Com isto o WordPress vem sendo utilizado em diversos projetos. Porém, ainda existem algumas pessoas que ficam um pouco perdidas no momento de atualizar os conteúdos e realizar manutenções. E para ajudar estas pessoas vamos listar algumas dicas neste guia para WordPress.
A ideia deste guia é ajudar aqueles que precisam manter sua instalação do CMS (inglês: Content Management System, traduzido: Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) em ordem e todos os conteúdos atualizados e disponíveis normalmente.
Então vamos conferir algumas dicas e entender melhor sobre o funcionamento do WordPress.
O Que é o WordPress?
Para os que estão tendo o primeiro contato possam entender melhor, o WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) amplamente utilizado para a criação e manutenção de sites e blogs. Ele oferece uma plataforma de código aberto que permite aos usuários criar e personalizar sites de maneira flexível e intuitiva.
Com o WordPress, você pode criar sites estáticos, blogs, lojas virtuais, portfólios e muito mais, sem a necessidade de conhecimento avançado em programação. O sistema fornece uma variedade de temas e plugins que permitem personalizar a aparência e a funcionalidade do site, além de uma interface de administração fácil de usar para adicionar, editar e gerenciar conteúdo de forma eficaz.
O WordPress é conhecido por sua comunidade ativa de desenvolvedores, o que resulta em atualizações frequentes, suporte e uma ampla gama de recursos para criar sites que atendam às necessidades específicas dos usuários.
Começando a Utilizar o WordPress
Normalmente o serviço de hospedagem disponibiliza o WordPress através de algum tipo de instalador (wizard) e basta seguir os passos indicados para instalar.
Se for um usuário mais avançado, pode acessar o site oficial da plataforma, baixar a última versão, fazer upload por FTP e depois instalar conforme suas necessidades.
Seja qual for o método escolhido, antes de instalar o WordPress é bom estar com tudo preparado para evitar problemas. Para facilitar esta tarefa, confira o checklist para lançamentos de blogs que criamos. Nele irá conferir todas as etapas do processo, do planejamento à publicação do site.
Escolhendo um Tema WordPress
Podendo também ser chamado de template, o tema é o que irá definir o layout ou design de seus conteúdos (mais à frente irá entender melhor esse conceito).
Existem milhares de temas gratuitos disponíveis. É interessante buscar no diretório oficial por temas relacionados com o segmento de seu projeto, podendo filtrar por categoria. Para ajudar na procura, desenvolvemos um guia completo com dicas para escolher um tema WordPress que pode verificar antes de procurar o seu.
Plugins WordPress
A ideia dos plugins é dar uma turbinada no WordPress adicionando módulos com funções úteis e que podem fazer muita diferença em termos de visibilidade e desempenho do seu site. Por exemplo, existem plugins para fazer backups, fazer otimizações (SEO) ou exibir suas últimas publicações no Instagram.
Confira nossa lista dos melhores plugins para WordPress, pois ajuda a descobrir funções interessantes e até mesmo necessárias.
Depois de selecionar e instalar o tema e os plugins, é hora de desenvolver o planejamento e começar com as publicações de conteúdos. Então vamos conferir como funcionam as publicações no WordPress.
Post x Página
Para diferenciar, podemos dizer que posts são para publicações no formato blog como artigos, notícias e novidades; enquanto que páginas são publicações mais institucionais como páginas de contato, serviços, entre outras normalmente utilizadas por empresas.
Ou seja, posts são publicações mais dinâmicas; enquanto páginas são publicações mais engessadas ou fixas.
Publicando no WordPress
Na instalação padrão do WordPress um post (Olá, mundo!) e uma página (Página de Exemplo) serão automaticamente publicados, mas devem ser editados ou excluídos.
Essas duas publicações padrão são interessantes para que possa ter um primeiro contato e entender melhor sobre o funcionamento do WordPress. No caso, pode modificar e aprender visualizando suas alterações.
Depois que testar e entender o funcionamento, você pode mover para a lixeira ou editar os mesmos, lembrando de atualizar o endereço das urls.
Criando um Site no WordPress
Vamos imaginar que iremos criar um site institucional. Então é necessário adicionar as seções institucionais ou Páginas como Empresa, Serviços, Contato, entre outras que podem ser úteis para o projeto.
No caso de resolver manter um Blog, pode adicionar novos Posts; que serão semelhantes a um artigo com título, conteúdo (texto, imagens, vídeos, entre outras informações). Sendo que esta publicação deve ser cadastrada numa Categoria, previamente criada.
Veja bem, é preciso planejar bem o que chamamos de arquitetura de navegação; que podemos considerar a hierarquia de seu projeto. Abaixo confere uma imagem que ilustra melhor como isso funciona.
Menu Principal
Um layout pode ter vários menus, como primário e secundário; e deve conferir nas opções do tema escolhido justamente a sua arquitetura de navegação, ou simplesmente como os menus são disponibilizados no layout.
Ah, um detalhe importante. Pode incluir links externos em seus menus. Isso é bacana quando desejar que as pessoas possam acessar áreas externas como sistemas ou links para downloads.
Atualizando Seu WordPress
É fundamental manter todos os elementos do seu projeto atualizados (temas, plugins, além do próprio WordPress). Manter tudo atualizado é importante, entre outras coisas, para reduzir a possibilidade de sofrer ataques (invasões) e outros problemas de segurança que podem inclusive tirar seu projeto do ar.
Existem ferramentas e plugins que realizam esse trabalho de backup e atualizações automaticamente, mas é recomendado que você crie uma rotina de sempre verificar se está tudo atualizado e funcionando corretamente.
Área de Atualizações
Ao acessar a área de atualizações, o WordPress irá exibir tudo que está com novas versões disponíveis.
Num cenário ideal tudo deve estar atualizado e rodando com a versão mais recente, mas na prática deve ficar atento para alguns pontos como incompatibilidade, pois nem sempre uma versão de plugin será compatível com a sua versão do WordPress, por exemplo. Daí a importância de realizar backups regularmente.
Tema-Filho (Child-Theme)
É bastante normal surgir a necessidade de alterar alguns detalhes de seu tema, como cores e outras questões que envolvem o layout. Porém, quando faz alterações diretamente no código do tema não poderá fazer atualizações no mesmo, pois as alterações no código de estilo podem ser perdidas.
Assim, é fundamental que você crie um tema-filho; que conterá os arquivos ou funções em que fez as alterações. Daí poderá atualizar o seu tema principal (pai) sem interferir ou cancelar as modificações que realizou no seu tema.
Moderando os Comentários
É altamente recomendado que todos os comentários nas publicações (posts ou páginas) precisem ser aprovados previamente, não sendo publicados sem aprovação manual do moderador.
Normalmente receberá notificação sempre que fizerem um novo comentário, mas é preciso garantir o funcionamento desta regra ativando o Akismet, plugin padrão da instalação, que funciona como anti spam e filtra todos os comentários, excluindo todos que forem feitos por spammers.
Manutenção do Projeto em WordPress
Confira quais são os passos básicos que um gestor deve seguir para a manutenção de um projeto em WordPress.
Modificando Suas Páginas
O processo de manutenção de suas páginas é muito simples. Basta acessar as mesmas, fazer as modificações, visualizar as alterações e se estiver Ok Atualizar. A única ressalva é quando for criar uma nova página, pois deve se lembrar da sua arquitetura de navegação e, se for o caso, incluir a mesma dentro da hierarquia de páginas.
Trocando o Seu Tema
Pode surgir a necessidade de alterar o seu tema WordPress. É importante lembrar que ao trocar um tema por outro haverá configurações diferentes em termos principalmente de layout. Uma dica interessante é criar uma área ou instalação de testes dos seus projetos em WordPress. Desta forma, poderá testar e garantir que está tudo Ok antes de subir o novo tema.
Concluindo Este Guia Sobre WordPress
O WordPress é realmente uma solução muito interessante e mesmo que o seu projeto já tenha sido publicado utilizando outra plataforma, vale a pena fazer uma comparação e conferir as possibilidades.
Esperamos que tenha gostado deste nosso guia básico para WordPress e que o conteúdo tenha sido útil para os seus projetos.
Para mais conteúdos sobre marketing digital, continue no Blog da Social Ninja, Agência de Lançamentos Digitais.