
Numa auditoria de SEO a análise é feita por tópicos ou aspectos que envolvem a estrutura de um site, de modo que consiga verificar e, se necessário, realizar as correções de maneira mais prática e principalmente organizada.
Num tipo de checklist, listamos 5 erros de SEO com alguns subtópicos que devem ser verificados num site, para saber se não existem problemas de configuração ou erros de otimização. Confira quais são, prepare o seu checklist e faça uma autoria nos seus sites.
Erros em Conteúdos
Os erros de conteúdo começam ainda no planejamento. É impressionante, pois mesmo com todas as recomendações para que sejam produzidos apenas conteúdos originais, ainda existem editores que simplesmente copiam conteúdos de outros blogs ou fontes de informação. Enfim, preze sempre pela originalidade e inclusive criatividade no momento de produzir todos os seus conteúdos.
Todos os seus posts devem ser otimizados e você precisa garantir que não aconteçam os seguintes erros de SEO.
Conteúdos de baixa ou nenhuma qualidade: neste momento é importante pensar na qualidade e não na quantidade. Uma publicação com 1000 palavras com certeza trará mais resultados do que cinco publicações com apenas 200 palavras; pois mostrará que mesmo possuindo poucas publicações todas possuem uma qualidade considerável.
Duplicações de conteúdo: títulos e meta descriptions são exemplos de conteúdos duplicados que muitas vezes acontecem sem o gestor ou responsável pelo projeto perceber. Então sempre tenha o cuidado de criar conteúdos únicos para cada publicação.
Erros em Links (Internos e Externos)
Este tipo de erro normalmente acontece depois de atualizações nos conteúdos ou na plataforma do site. Sempre que realizar alterações garanta que não haverá perdas em relação a experiência para os usuários e principalmente para as ferramentas de busca como o Google, pois pode ser penalizado pelos erros de SEO.
Links quebrados: independente se são internos ou externos, links com erro 404 prejudicam o seu site. É fundamental realizar auditorias regularmente, principalmente porque o erro pode ser em sites de terceiros, em que você não terá controle sobre as alterações realizadas na estrutura de links.
Imagens quebradas: este tipo de erro é muito comum em migrações de sites, quando altera o domínio do projeto; mas também pode acontecer quando uma imagem foi excluída e os seus conteúdos não foram atualizados. Voltando ao tópico anterior, no caso de incluir imagens externas em suas publicações, garanta que as mesmas estejam sempre acessíveis.
Links com redirecionamentos: uma maneira simples de pensar nesta situação é que todos os links devem ser exatos, e não estarem redirecionando para o destino correto ou atual. Desde utilizar o http ou https corretamente, garanta que todos os seus links, internos ou externos, não estejam com algum tipo de redirecionamento.
Erros de Organização e Otimização de Tags
Para que não tenham erros de SEO, toda página deve possuir um h1, mas apenas uma ocorrência, que é justamente a do título de página. Falando em títulos, os mesmos não podem ser muito curtos, nem muito longos; sendo que você precisa ter bom senso para definir os seus.
Para completar a otimização de tags em suas páginas, não devem acontecer ausências ou duplicações de tags, pois prejudicam seu site em diversas questões, incluindo a experiência de seus usuários.
Confira alguns dos principais erros de SEO em relação às tags de um site.
Não incluir o texto alternativo nas imagens: toda vez que inserir uma imagem da sua biblioteca de mídia garanta que a mesma tenha um bom texto descritivo.
Problemas com meta tags: desde as tags mais básicas como a de description, até as mais avançadas como a de Open Graph deve estar devidamente otimizadas em todas as suas páginas.
Erros de Rastreamento e Indexação
Podemos dizer que os erros de rastreamento e indexação são os que mais prejudicam um site em termos de SEO, principalmente porque muitas vezes geram um retrabalho enorme para a organização da estrutura do site e fazer com que o mesmo fique corretamente otimizado.
Para evitar erros de SEO por conta de problemas com o rastreamento e indexação do seu site é essencial que você faça o cadastro no Search Console do Google; uma ferramenta que além de realizar o monitoramento das suas páginas oferece uma variedade de insights importantes em relação ao seu tráfego orgânico.
Erro na configuração do robots: o primeiro arquivo acessado pelas ferramentas de busca num site é o arquivo robots.txt, que deve estar devidamente configurado, indicando o que deve ser indexado ou não no site, além de indicar os arquivos de sitemap.
Erros em sitemaps: além do sitemap.xml principal, seu site pode possuir diversos sitemaps, que servem para organizar tudo o que deve indexado. Normalmente é neste momento que começam os erros; como o sitemap estar conflitando com o robots, ou estar incorretamente configurado; além de poder estar ausente ou até mesmo inacessível.
Erro com a tag Canonical: se não estiver configurada corretamente, o Google e outras ferramentas de busca podem estar indexando páginas que não são as preferenciais e inclusive podendo considerar que seus conteúdos são duplicados, o que pode prejudicar sua estratégia em diversos aspectos.