Qualquer pessoa pode escrever? Sim; inclusive é interessante que profissionais escrevam sobre suas práticas, pois possuem experiência pessoal sobre os assuntos. Mas qualquer pessoa pode publicar? Não; pois para apresentar resultados é necessário que você saiba como tornar o seu post amigável ou simplesmente otimizado, como iremos demonstrar nesta publicação.
Vale a pena conferir as informações deste post principalmente se mantém um blog, mas fica com a impressão de estar perdendo o seu tempo por não colher frutos com o seu trabalho.
Benefícios de um Blog Com Conteúdos Otimizados
Manter um blog com posts otimizados para SEO oferece uma série de benefícios significativos para empresas, marcas pessoais e profissionais de diversos setores.
Em primeiro lugar, a otimização para mecanismos de busca (SEO) aumenta a visibilidade do seu blog nos resultados de pesquisa, o que significa que mais pessoas têm a chance de descobrir e acessar seu conteúdo. Esse destaque é essencial para direcionar tráfego orgânico para o seu site e atrair potenciais clientes, leitores ou seguidores interessados no seu nicho de mercado.
Posts otimizados para SEO têm o potencial de melhorar o posicionamento do seu site nos resultados de pesquisa, especialmente para palavras-chave relevantes ao seu negócio ou área de atuação.
Quando o seu conteúdo aparece nas primeiras posições dos resultados de pesquisa, você ganha mais credibilidade e confiança perante o seu público-alvo, pois é percebido como uma autoridade no assunto. Essa autoridade também aumenta a probabilidade de os usuários clicarem no seu link e acessarem o seu blog em vez dos concorrentes.
Outro benefício importante de manter um blog com posts otimizados para SEO é a oportunidade de aumentar o engajamento e a interação com o seu público. Ao criar conteúdo relevante, informativo e de alta qualidade, você incentiva os visitantes a permanecerem mais tempo no seu site, explorarem outros posts e compartilharem o seu conteúdo em suas redes sociais. Esse envolvimento contribui para fortalecer o relacionamento com os seus seguidores e construir uma comunidade online em torno da sua marca ou área de expertise.
Posts otimizados para SEO têm um potencial de longo prazo, pois continuam a gerar tráfego e resultados mesmo após serem publicados. Essa vitalidade ocorre porque o conteúdo otimizado para SEO tende a ter uma vida útil mais longa nos mecanismos de busca, permanecendo relevante e útil para os usuários por um período prolongado. Ou seja, o seu blog pode continuar a atrair visitantes e gerar leads ou conversões ao longo do tempo, mesmo sem um esforço contínuo de promoção.
Por fim, manter um blog com posts otimizados para SEO pode ser uma estratégia de baixo custo e alto retorno sobre o investimento (ROI) para empresas e profissionais. Em comparação com outras formas de marketing digital, como anúncios pagos ou publicidade em mídias sociais, o SEO oferece uma oportunidade de alcançar um público qualificado de forma orgânica e sustentável, resultando em um custo por aquisição mais baixo e uma taxa de conversão mais alta a longo prazo.
Como Conferir a Otimização de Posts
Já imaginou ter centenas de posts publicados no seu blog sem que nenhum esteja otimizado? Para que possa compreender, se os seus posts não estão otimizados eles basicamente serão ignorados pelo Google e outros motores de busca, tornando todo o trabalho de publicação de conteúdos praticamente inútil.
Inclusive, se o conteúdo estiver muito ruim pode chegar ao ponto de prejudicar o seu site em termos de SEO. Portanto, para garantir que isto não aconteça com seus projetos, confira os próximos tópicos, que são meio que um checklist para validar se um post está corretamente otimizado.
Objetivo do Post
Não importa sobre o que você vai escrever, seu post precisa ter um objetivo muito bem definido. E não estamos falando do conteúdo em si, mas do motivo dele estar sendo produzido; que pode ser um conteúdo complementar, para aumentar a relevância do seu blog ou site como um todo; ou então um conteúdo para ranquear de verdade, inclusive competindo com os conteúdos de outros concorrentes.
Para ficar mais simples de compreender, vamos imaginar que está escrevendo para o blog de uma Contabilidade. Seu conteúdo pode ser educacional, apenas apontando algumas dicas sobre questões contábeis; ou pode ser para ranquear um dos produtos ou serviços prestados pela empresa, por exemplo.
Na prática, o que muda entre os dois tipos de posts é que o primeiro exemplo direciona links; enquanto o segundo, que tem por objetivo ranquear, precisa receber links. Na imagem a seguir confere uma estratégia interessante para organizar as publicações de seus posts, dando um bom exemplo entre direcionar e receber links.
Otimização Das URLs
Configurar as urls é bem simples e basta que você preste atenção ao título do post. Como boa prática para as ferramentas de busca, é importante que o seu título não ultrapasse 60 caracteres. Então deve pensar em como as pessoas fazem suas buscas sobre o tema e garantir que os títulos e consequentemente as urls de seus posts não ultrapassem o tamanho recomendado.
Depois deve ser inteligente e nomear as urls de modo que não precisem ser atualizadas no caso de alguma alteração no título. Por exemplo, vamos imaginar que escreveu um post com 5 Dicas Para Ler Mais Rápido. Na url pode manter apenas a estrutura como ilustrado na imagem.
Sendo que, no exemplo, se houver alteração no número de dicas futuramente, não precisará alterar a url. Lembrando que ao alterar uma url precisa atualizar todos os conteúdos que referenciam o post, além de avisar o Google e outras ferramentas de busca, o que pode demandar uma quantidade de trabalho considerável, e que simplesmente não seria necessário se tivesse otimizado suas urls inteligentemente.
Formatação e HTML
Um dos primeiros sinais de que um post não está otimizado é quando visualiza o código HTML e o mesmo está com parágrafos alinhados à esquerda, sendo que já estariam alinhados desta maneira naturalmente.
Os problemas que normalmente acontecem na formatação do HTML é pela utilização de algum editor de texto para escrever e depois colar diretamente no editor visual do WordPress. Para completar, a pessoa que está publicando começa a realizar uma série de formatações sem nenhum tipo de padrão ou simplesmente sem pensar de maneira amigável.
Para que seu trabalho não acabe sendo uma perda de tempo, estude um pouco de HTML; que é uma Linguagem de Marcação de HiperTexto. Vale dizer que você não precisará aprender a programar ou algo mais avançado, sendo que na prática aprende apenas como formatar páginas HTML, para que os textos fiquem amigáveis e seus posts possam ser publicados e inclusive carregados sem problemas.
Esta formatação é fundamental, pois determina e mostra para as ferramentas de busca o que é um título, um parágrafo, uma lista, além de determinar todos os links e outras questões importantes na indexação de um conteúdo.
Existem diversos editores de HTML gratuitos. Você pode fazer o download de um editor para produzir seus posts devidamente otimizados; daí visualiza os mesmos no seu navegador; e quando estiver pronto basta colar o código gerado no modo texto do WordPress.
Pode ter certeza que o tempo a mais para esta otimização do texto irá salvar muitas horas de otimizações em seu site futuramente, além de aumentar as suas chances de ranquear no Google e outras ferramentas de busca, o que com certeza é uma valorização de seu trabalho.
Imagens Otimizadas
Com as imagens acontece a mesma situação dos textos, que é a de editar os arquivos diretamente no WordPress, ao invés de utilizar um editor para otimizar as imagens antes de publicar. Como é de se imaginar, esta situação irá trazer mais prejuízo e retrabalhos, além de não impactar positivamente em nada.
Existem editores de imagens online, que além de serem úteis para realizar a edição de seus arquivos possuem alguns templates disponíveis, para que você possa fazer a edição, salvar no formato correto para publicação na web e depois inserir nos seus posts. Portanto, da mesma maneira que acontece com os conteúdos em textos, não existem motivos para não otimizar as suas imagens.
Para completar a questão da otimização das imagens, quando faz a edição no próprio WordPress gera uma série de arquivos além das peças originais, produzindo um monte de lixo que pode, entre outras coisas, atrapalhar o desempenho de carregamento do seu site. Portanto, é altamente recomendado que você jamais faça isso em seus projetos.
Estrutura de Links
Voltando na questão sobre os objetivos que o seu post pode ter, sua publicação precisa cumprir o seu objetivo, que é de referenciar outro conteúdo. E neste momento é importante dizer que todas as suas publicações sempre devem possuir uma estrutura de links, ou simplesmente linkar para outros conteúdos.
Pense que um post que não refere para outros conteúdos basicamente não servirá para nada, além de ocupar algum espaço entre os seus conteúdos. Então garanta que todos os seus posts direcionem e também recebam links. É isso aí, mesmo que o seu conteúdo seja novo, ele pode funcionar muito bem complementando algum conteúdo que você já publicou em outro post, devendo receber uma referência ou link apontando para o seu conteúdo.
Textos Âncoras
A regra é simples. Seus links, além de estarem sempre visíveis, precisam deixar claro o que irá acontecer após o clique. No caso, além das boas práticas, existem uma série de motivos que tornam os textos âncoras uma ferramenta incrível para a otimização de seus posts, mas na imagem abaixo vamos apenas exemplificar o que seria um texto âncora.
De uma maneira prática, é importante que não utilize textos âncoras como “clique aqui”, utilizando links que são auto explicativos, por assim dizer.
Qualidade do CTA
Esta opção pode ser considerada extra ou avançada; mas dependendo do tamanho e complexidade do texto pode ser necessário incluir mais de um CTA no conteúdo de seus posts. Então precisa dar uma atenção maior para que consiga fazer isso com qualidade, principalmente porque seus CTAs estão diretamente ligados às conversões de sua investida.
Uma maneira de fazer este trabalho é pensar no seu post como uma landing page, que deve direcionar o visitante à conversão, de modo que o mesmo realize uma ação naturalmente, apenas seguindo o conteúdo. Enfim, quando estiver produzindo os seus posts dê uma atenção especial para os possíveis CTAs que poderá incluir no conteúdo.
Boas Práticas no WordPress
Cada tema WordPress terá suas características e principalmente alguns padrões em termos de design, sendo o melhor exemplo a configuração das imagens de um ou mais templates.
Desde a imagem de destaque até as thumbnails irão possuir algumas configurações com as dimensões seguindo um padrão que é pré configurado. E todo tema demandará um tamanho mínimo e máximo para suas imagens; possuindo um tamanho recomendado, que servirá como base no momento de otimizar as suas imagens.
Para que possa compreender, confira um exemplo de função para todas as imagens que forem publicadas num determinado tema.
No exemplo, assim que o usuário fizer o upload do arquivo de imagem, a mesma receberá um tratamento e serão criadas novas imagens com as dimensões programadas na função, para utilização em diversas situações ou partes do template.
Como boa prática, você ou o responsável pela produção das imagens deve seguir as recomendações do tema utilizado no seu projeto, otimizando as imagens conforme as indicações do tema WordPress escolhido.
É importante dizer que essas boas práticas servem para o projeto como um todo, sendo necessário padronizar cores, fontes, tamanhos dos textos, entre outras questões que auxiliam na otimização de seus posts.
Concluindo Sobre a Otimização de Posts
Se você ficou com a impressão de ser muita coisa, pode se preocupar, pois em termos de SEO existem outras questões mais técnicas que poderiam ser listadas aqui; e somente não foram mencionadas porque a ideia deste post é que uma pessoa leiga possa verificar um conteúdo e pelo menos ter uma ideia se o mesmo não precisa ter o seu conteúdo reciclado.
Seja como for, se realmente pretende fazer a diferença com os seus conteúdos, mas sente que não possui as habilidades necessárias, vale a pena contratar uma consultoria de SEO para desenvolver e gerenciar um planejamento de tráfego orgânico.
Enfim, faça uma avaliação e tente pensar nas possibilidades ou oportunidades que pode gerar produzindo e otimizando todos os seus posts. Se acreditar que o seu projeto pode conquistar resultados expressivos, não perca tempo e invista numa estratégia de produção de conteúdos otimizados.
E então, tudo certo para começar o trabalho de otimizar os seus posts? Se quiser, você pode deixar um comentário e compartilhar sua experiência com outros gestores que acompanham o Blog da Social Ninja, Agência de Lançamentos Digitais.