Criando uma Estratégia de Social Media

Uma prática muito comum entre pequenas empresas e jovens empreendedores é de criar perfis em redes sociais e aguardar que o seu público apareça. Outros criam, postam com alguma regularidade e até divulgam seu conteúdo, mas não mensuram ou não sabem calcular o resultado ou impacto. O detalhe é que em qualquer dos casos se a empresa ou negócio não possui uma estratégia de nada irá adiantar. Para que você seja bem sucedido é preciso traçar objetivos e fazer o possível para atingir suas metas.

Se estiver meio perdido em relação as suas ações de marketing digital confira algumas dicas para criar sua estratégia de social media.

O que você possui e onde deseja chegar

Comece detalhando sua situação atual e qual o objetivo para sua estratégia de trabalho com mídias sociais. Faça um mapeamento de seus perfis, suas postagens, seu público e até de seus concorrentes para que tenha uma ideia exata do seu posicionamento no mercado. Depois analise seu potencial e onde imagina que conseguirá chegar com suas ações em redes sociais. Sendo que seu potencial deve levar em conta principalmente o que possui de recursos, financeiros e de pessoas trabalhando. Com isso saberá em quais canais investir e evita desperdícios ou gastos desnecessários.

Estratégia de Conteúdo

Uma vez que sabe os seus recursos, defina quais redes sociais irá trabalhar e tente encontrar oportunidades em cada uma delas. Faça uma análise de comportamento do seu público em potencial nestas redes para traçar a sua linha editorial. Daí liste o que irá predominar em seu conteúdo e qual mensagem deseja passar para sua audiência. Sempre lembrando que a parte visual é fundamental e imprescindível para todas as suas postagens ou ações de mídias sociais. Faça o máximo para produzir materiais ricos como ebooks, infográficos e até vídeos. Só lembrando que existe um ‘compromisso’ e deve estar sempre oferecendo conteúdo de qualidade e com uma boa frequência, para manter a audiência engajada.

Criando uma Estratégia de Social Media

Dica Ninja: Crie um Blog

É quase impossível pensar em marketing de conteúdo e não pensar num blog. Existem várias formas de criar o seu, e independente de qual for sua estratégia, este canal será muito poderoso. Onde cria uma zona amigável e se mostra preocupado em ajudar seu público. Isto é legal para lhe ajudar na abordagem, onde oferece dicas e informações antes de apresentar seu produto.

Pesquisando e Encontrando Seu Público

Já conhece o seu produto e como ele irá sanar uma ou mais necessidades de seu público. Só que não deve parar apenas em um ou poucos comportamentos. Tente extrair o máximo de informações, principalmente o comportamento de consumo. Pode ser, por exemplo, que o seu público só compre depois de ver a opinião de outros usuários ou depois de experimentar. Se assim for, pode buscar depoimentos de clientes ou então oferecer algum tipo de amostra de seu produto.

Com certeza é muito interessante descobrir o máximo sobre comportamental, intelectual e até psicológico de seu público, pois terá mais informações no momento de preparar sua estratégia de conteúdo e isto refletirá na relevância do que irá produzir, aumentando o seu impacto. Principalmente na hora de apresentar seu produto e como ele irá ajudar a sanar as dificuldades. Lembrando que o ideal é que construa um relacionamento e não fique apenas querendo vender.

Preparando o Conteúdo

Já tem informações do público e decidiu qual estratégia irá utilizar em suas ações ou campanhas. Agora avalie sua capacidade de produção e também de publicação. Não adianta ter pessoas para produzir conteúdo se não tem ninguém para divulgar e vice-versa. Neste momento (junto com a documentação do projeto) é fundamental usar uma planilha de controle de conteúdo e publicações, pois consegue visualizar mais facilmente sua produção.

Dica Ninja: Liste as principais palavras-chave que serão utilizadas na produção de conteúdo e utilize como hashtags na identidade visual de suas peças.

Crie um Plano de Social Media

Criando Plano de Mídias Sociais

Tudo até aqui é exatamente o seu plano e sua estratégia de social media. Mas para consolidar precisamos juntar todo o material e verificar num pequeno checklist que servirá para saber se está tudo Ok, além de servir para acompanhamento durante a campanha. Vamos ver os principais pontos que não podem faltar.

  • Meta ou objetivo;
  • Público-alvo;
  • Canais ou Redes Sociais;
  • Linha Editorial;
  • Calendário de publicações (planilha);

Mensuração

Todos os dias devem abrir suas ferramentas de métricas e visualizar sua evolução. Porém, só depois de alguns dias é que terá uma boa ideia se está dando certo ou não, dentro da sua estratégia, claro! Este acompanhamento é o que dará fundamento para suas próximas ações então fique atento.

Dica Ninja: Descubra o que está dando certo, analisando e fazendo testes constantes. Pode ser o título de um anúncio, a cor de uma peça, enfim, tente captar o máximo do impacto causado para otimizar ainda mais suas ações.

Para terminar, no final do prazo estipulado gere seus relatórios e avalie o desempenho da sua campanha. Seguindo estes passos com certeza será um bom estrategista de mídias sociais!

Criando uma Estratégia de Social Media
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